O secretário de Meio Ambiente de Joinville, Juarez Tirelli, foi o convidado da segunda reunião da Comissão Especial das Águas, realizada na tarde desta quarta-feira (dia 13), na Câmara de Vereadores de Joinville.
Ouça: Tirelli destaca eventuais consequências de acidente com carga perigosa na Serra Dona Francisca
Além dos vereadores James Schroeder (presidente da comissão) e João Carlos Gonçalves (relator), participaram do encontro os vários representantes de órgãos públicos e entidades ligadas ao meio ambiente e recursos hídricos de Joinville e região.
Entre os temas destacados pelo secretário, estava a sua preocupação com os caminhões de cargas perigosas que descem a Serra Dona Francisca; o Fundo Municipal de Recursos Hídricos; licenciamentos ambientais; intervenção nas margens dos rios; Conselho Municipal de Meio Ambiente; proteção das nascentes e dos rios da cidade, e outros assuntos pertinentes a sua pasta.
O secretário foi enfático em dizer que a população gasta água sem controle. “Basta verificar a quantidade que é despejada pela máquina de lavar das nossas residências. Toda a água não é, na grande parte das vezes, reaproveitada para outros fins”, adverte.
Tirelli ressalta que há muita perda de recursos hídricos através das tubulações antigas, ou seja, muita água é desperdiçada até chegar nas residências. “Já avançamos e precisamos avançar mais neste setor”, salienta ele.
Ainda segundo ele, é necessário buscar alternativas para que as futuras geração também tenham água para sobreviver. Ele cita como caminhos para isso a educação ambiental e os investimentos da Companhia Águas de Joinville (CAJ).
A próxima reunião da Comissão Especial das Águas deve acontecer daqui a 15 dias, sendo que dia e horário ainda não foram definidos.