A Comissão de Finanças aprovou na tarde de hoje pareceres favoráveis a projetos que pretendem ampliar a proteção a pedestres e o incentivar o uso de bicicletas no município. O Projeto de Lei 56/2015 autoriza a implantação de lombofaixas, para reduzir a velocidade de carros e o risco de atropelamentos.

A proposta, do vereador Dorval Pretti (PPS), sugere que as lombofaixas sejam colocadas em vias públicas de elevado risco de atropelamentos, em razão do tráfico intenso ou de grande fluxo de pedestres. Lombofaixas são semelhantes a lombadas, porém, são mais largas e altas, tendo o mesmo nível das calçadas.

Já o Projeto de Lei 4/2016, de autoria do vereador Cláudio Aragão (PMDB), cria o selo “Empresa Amiga da Bicicleta”. O selo será destinado às entidades privadas que comprovem seu apoio à utilização do veículo. Para receber o selo, a empresa deverá disponibilizar bicicletários, a funcionários e clientes, que sejam integrados a banheiros, chuveiros, armários e vestiários adequados aos ciclistas.

O selo teria validade de dois anos, podendo ser renovado se o incentivo ao uso da bicicleta continuar. A empresas poderão utilizar o selo em campanhas publicitárias e produtos.

Atualização: o PL 4/2016, foi aprovado na sessão de hoje, em primeira votação.
Texto: Sidney Azevedo, com informações de Carolina Manske / Foto: Sabrina Seibel

Deixe um comentário