A Comissão de Economia debateu hoje o sistema de uso os tratores da Fundação Municipal de Desenvolvimento Rural 25 de Julho. O diretor-presidente da fundação, Valério Schiochet, explicou que adesão a programa de conservação de solo a ser implantado neste ano é exigência para o uso dos tratores da fundação pelos produtores rurais da cidade.

Valério explicou que a condição para o uso dos tratores sob cuidados da fundação será a adesão ao programa de conservação de solo. “Verificamos junto ao Ministério Público um programa de desenvolvimento sustentável. Vamos lançar um edital ainda este ano. Os agricultores interessados poderão procurar a fundação e cadastrar suas propriedades,” disse.

O convênio da Fundação 25 de Julho com a Secretaria de Agricultura do Estado, que disponibilizou os tratores à fundação, foi renovado até dezembro de 2018.

A Fundação 25 de Julho possui três tratores e um funcionário habilitado para operar as máquinas. Dos três tratores da fundação, somente um vai a campo, segundo o diretor-presidente da fundação. O trator desstinado aos agricultores opera na região dos arredores da sede da fundação, no distrito de Pirabeiraba, não alcançando as demais regiões de Joinville.

O presidente da Comissão de Economia, vereador Sidney Sabel (PP), apelou a Schiochet para que mais tratores estejam disponíveis para os agricultores. “Nesse caso, o agricultor ajudaria com o combustível para o trator,” disse Sabel.

Texto: Talissa Peixer, estagiária / Revisão e Edição: Sidney Azevedo / Foto: Nilson Bastian

Deixe um comentário