A CVJ aprovou hoje, em primeiro turno, o Projeto de Lei 56/2015, que autoriza a implantação de lombofaixas, para reduzir a velocidade de carros e o risco de atropelamentos. O projeto segue agora para a Comissão de Legislação para a redação final antes de voltar ao Plenário. Também foi aprovado em primeiro turno o Projeto de Lei 89/2015, que pretende que sejam criados bolsões de proteção para motociclistas nas vias com semáforo em Joinville.
Ambas as propostas são do vereador Dorval Pretti (PPS). Sobre as lombofaixas, a sugestão é que elas sejam colocadas em vias públicas de elevado risco de atropelamentos, em razão do tráfico intenso ou de grande fluxo de pedestres. Lombofaixas são semelhantes a lombadas, porém, são mais largas e altas, tendo o mesmo nível das calçadas. “O objetivo é melhorar a qualidade da mobilidade de trânsito em Joinville. O Ittran poderá instalar as lombofaixas nos lugares mais críticos, por exemplo, em frente a creches e escolas”, afirmou o vereador.
Já o texto dos bolsões para motociclistas tinha recebido pareceres contrários nas comissões de Legislação e de Urbanismo, que foram derrubados pelo Plenário em 23 de fevereiro. Pretti apresentou recurso contra o parecer contrário argumentando que os bolsões vão aumentar a segurança para motociclistas (vereadores podem apresentar recurso caso um parecer contrário a um projeto seja aprovado, conforme o Regimento Interno). O projeto deve ser votado em segundo turno nas próximas sessões.
Texto: Marina Bosio e Sidney Azevedo / Revisão e Edição: Sidney Azevedo / Foto: Nilson Bastian