A Comissão de Legislação debateu ontem a possibilidade de serem instituídas atividades de psicomotricidade relacional no município de Joinville. 

O Projeto de Lei 283/2015 havia sido proposto pelos vereadores Fábio Dalonso (PSD) e Rodrigo Fachini (PMDB), com a intenção de autorizar a Prefeitura a instituir as atividades na educação infantil e primeiras séries do ensino fundamental das escolas municipais da cidade. Porém, o projeto receberia parecer contrário, já que iria gerar custos ao município.

Por isso, os vereadores tentam outra forma de instituir a psicomotricidade em Joinville. Uma possibilidade sugerida pelos vereadores Levi Rioschi (PPS) e Pastora Leia (PSD) seria a de usar a Escola do Legislativo da Câmara de Vereadores de Joinville para capacitar professores da rede pública. O vereador Fabio Dalonso vê com bons olhos a ideia, mas ressalta que é preciso verificar a legalidade da ação. “Se pudermos aplicar isso ficarei feliz”, afirmou.

Psicomotricidade relacional

De acordo com o especialista em psicomotricidade relacional José Leopoldo Vieira, presente na reunião, a psicomotricidade relacional ajuda a criança a lidar com a agressividade positiva, que segundo ele é a agressividade que constrói, que faz a criança evoluir e aprender. “Não importa se a criança foi pobre ou rica, com a psicomotricidade relacional ela consegue desenvolver a dimensão psicorelacional e assim o aprendizado”. Ele citou o exemplo de Fortaleza, onde um projeto piloto trabalhou a psicomotricidade com 4 mil crianças da educação infantil de regiões de baixa renda da cidade. “Crianças que viviam em locais que são comandados pelo tráfico de drogas se desenvolveram de uma forma impressionante”, disse.

Texto: Marina Bosio / Foto: Daniel Tonet

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