Os vereadores mirins da 13ª Legislatura participaram nesta segunda-feira (17) do encontro mensal dos vereadores mirins de Balneário Camboriú. Quatorze dos 19 jovens parlamentares visitaram os colegas no litoral norte para trocar de experiências e conversar sobre política, educação e o futuro das carreiras.

No momento inicial, os estudantes conversaram sobre diversos assuntos relativos a suas rotinas, como a visão política que tinham antes e a que têm agora, participando do projeto Câmara Mirim; a qualidade da educação em ambos os municípios; as mudanças anunciadas para o Ensino Médio pelo governo federal; a experiência de ser vereador mirim; se as indicações encaminhadas ao Executivo são atendidas ou não; e se têm o desejo de seguir na carreira política quando adultos.

Em seguida, fizeram uma visita guiada pelas instalações do Legislativo de Balneário Camboriú, e foram recebidos pelo presidente Nilson Probst (PMDB) em seu gabinete.

Luana dos Santos Oliveira, secretária legislativa da Câmara de Joinville, observa que com essas visitas a outros Legislativos, “podemos trocar ideias, ouvir o que os jovens de outras cidades estão fazendo, dar uma ‘oxigenada’, e com isso acabamos por desenvolver outras coisas na nossa Câmara Mirim”. Leandro Vieira da Silva, diretor do Programa Vereador Mirim em Balneário Camboriú, afirma que “essa troca de ideias entre os estudantes é muito positiva, e esperamos em breve poder ir não só à Câmara de Joinville, como a outras câmaras, para conhecer o funcionamento delas”.

Para a presidente da Câmara Mirim de Joinville, Emily Lentz, da Escola Municipal Prefeito Luiz Gomes, “é uma grande oportunidade conhecer outros vereadores mirins e ver e vivenciar o que eles aprenderam. Eles tiveram a prática [da Câmara Mirim] e eu também, e podemos trocar opiniões e aprender mais”. Kaline de Carvalho Brasil, do Colégio Energia, presidente de Legislativo Mirim de Balneário Camboriú, ressalta que o encontro proporcionou uma boa troca de experiências, e que “foi um bate-papo bem bacana, em que a gente pôde realmente conhecer outras pessoas com pensamentos semelhantes aos nossos”.

Coordenadora da Escola do Legislativo, Eliane Lisboa Borba reforça a importância das visitas, e aponta a mudança que se percebe nos estudantes ao participar do parlamento jovem: “A gente consegue perceber, antes da posse e depois da posse, como muda a ótica deles em relação às pessoas, em relação ao próximo, ao bairro, à cidade, com as aulas de cidadania, com aquilo que passamos para eles”.

Texto: Raquel Sander, Jornalista da Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú / Edição: Jeferson Luis dos Santos / Foto: Daniel Tonet

Deixe um comentário