A Câmara de Vereadores de Joinville tem programado diferentes atividades para este mês de janeiro. Com o objetivo de qualificar os servidores, principalmente aqueles que começaram a trabalhar este ano na Câmara, a Escola do Legislativo realizou durante a semana treinamentos sobre Processo Legislativo e o sistema eletrônico Legiscam. No total, os dois cursos receberam mais de cem inscrições. A ideia é justamente apresentar aos novos servidores, que vieram com os vereadores eleitos em outubro de 2016, todo o funcionamento da Casa e dar apoio às atividades legislativas destes novos parlamentares. As sessões ordinárias e reuniões das comissões técnicas reiniciam em 1º de fevereiro.
Legiscam
Na segunda e terça-feira desta semana, mais de 30 servidores receberam treinamento sobre o funcionamento do Legiscam, o sistema de processo legislativo eletrônico da Câmara. No curso, servidores que ingressaram na Câmara em 2017 tiveram o primeiro contato com a interface do sistema que eles utilizarão no trabalho diário no Poder Legislativo.
Processo Legislativo
Nesta quinta-feira (12), o Plenário da Câmara recebeu os servidores para o treinamento sobre o Processo Legislativo, ministrado pelo consultor jurídico da Câmara Denilson Rocha de Oliveira.
Entre oficiais de gabinete, assessores, novos parlamentares e demais servidores, o curso totalizou 77 inscrições. Os interessados receberam informações sobre o processo de criação dos projetos de lei e outras proposições, o trâmite legislativo, além das funções da Câmara de Vereadores.
Palavra do Presidente
Presidente da Escola do Legislativo para o biênio 2017-2018, o vereador James Schroeder (PDT) avalia que a qualificação traz mais consistência no trabalho dos gabinetes ao proporcionar melhor aprendizado sobre as ferramentas de trabalho.
Sobre a elaboração dos projetos, Schroeder destaca a importância de se evitar a criação de projetos que não seriam aprovados ou até nem tramitariam por falta de legalidade. O Presidente da Escola do Legislativo também observa a importância do conhecimento sobre outras proposições, como os Requerimentos. “É importante conhecer outras formas de abordar as demandas que os vereadores recebem da população”, disse.
Comunicação
A Diretoria de Comunicação também fará um treinamento para os assessores de imprensa de gabinete para dar um suporte a esses servidores.
Texto: Jornalismo CVJ, por Jeferson Luis dos Santos / Foto: Nilson Bastian