Nesta quarta-feira (8), a Câmara homenageia o aniversário de 166 anos de Joinville e também realiza a entrega da Medalha de Mérito Mulher Cidadã Joinvilense Justina Rosa Fachini, honraria entregue a mulheres que tiveram trajetória inspiradora como cidadãs de Joinville.

A sessão solene será realizada às 19h30 no Plenário da Câmara. O evento pode ser acompanhado também pelo Canal Plenário, no site da Câmara e Canal 16 para assinantes NET.

Alma Laffin Catafesta

Alma chegou em Joinville aos três anos e desde jovem ama a música. Ela dedicou a maior parte de sua vida a corais, foi maestrina na Igreja Luterana do Vila Nova e agora rege o coral da Assembleia de Deus do Iririú. Alma também se dedica a um grupo de idosos, criado por ela na igreja.
A homenagem foi indicada pela bancada do PSC.

Dorotéia Lopes da Silva

Bacharel em teologia, a pastora Dorotéia está há 25 anos à frente da comunidade Deus Provedor, onde se dedica a ensinar crianças e adultos.
Ela acredita que sua missão é ajudar pessoas a alcanças a plenitude em suas vidas. Como líder de mulheres, a pastora comanda retiros espirituais com o objetivo de transformar vidas.
A homenagem foi proposta pela bancada do PMDB.

Heliete Steingraber

A professora Heliete foi além da sala de aula e ocupou postos na área política. Duas vezes vereadora, ela também foi coordenadora regional de educação e gerente de educação do estado. Heliete ganhou o troféu “Elas fazem a diferença” e o prêmio “Destaque mulher”, em 2003, pelos seus trabalhos na área social.
A homenagem à Heliete foi proposta pela bancada do PDT.

Heloísa Walter de Oliveira

Para a professora Heloísa, a sua luta é contribuir na formação de cidadãos dignos. Na gestão escolar, ela lutou pela construção de uma nova escola no bairro Nova Brasília, em 1976. Depois, implantou cursos profissionalizantes.
A homenagem foi proposta pela bancada do Solidariedade.

Idir Batista Ferreira

Mãe de 11 filhos, Idir sustentou a casa sozinha por quase uma década. Hoje, se juntaram à família 26 netos e 20 bisnetos. Artesã, ela fazia cobertores para doação e arrecadava alimentos para quem tinha fome, dedicando sua vida ao próximo.
A homenagem foi indicada pela bancada do PR.

Iracema Bento

A comerciante Iracema foi uma das primeiras moradoras do mangue da Boa Vista, hoje bairro Comasa. Para fugir da maré alta, ela contava com a ajuda dos vizinhos. Com recebimento de doações, abriu sua loja, a “Iracema Retalhos”. Iracema decidiu servir à comunidade, cedendo sua casa para abrigar uma igreja e um albergue.
A homenagem é indicação da bancada do PSB.

Maria Rosa Pereira Dematte

Maria Rosa estudou teologia e participa da Associação de Moradores do Profipo, onde ela alimenta crianças, adolescentes e órfãos. Como voluntária, ela também oferece tratamento de saúde para a comunidade do Profipo.
A homenagem foi proposta pela bancada do PSDB.

Sandra Aparecida Furlan

A engenheira química, mestre e doutora Sandra chegou à administração da Univille em 1997. Ela foi assessora, coordenadora, pró-reitora, vice e hoje é reitora da universidade. Sandra é também palestrante em eventos científicos. Nas áreas de engenharia bioquímica e gestão da inovação, ela publicou mais de 400 trabalhos, no Brasil e em outros países.
A homenagem à Sandra foi indicada pela bancada do PSD.

Simone Cristina Schultz Corrêa

A promotora de Justiça Simone se apaixonou pela promotoria já no primeiro dia da faculdade de Direito. Também foi lá que começou a paixão pelo direito dos animais e do meio ambiente. Na comarca de Joinville há 5 anos, Simone acredita que deve guiar seu trabalho pelo princípio de respeitar todas as formas de vida.
A homenagem foi proposta pela bancada do PROS.

Texto: Jornalismo CVJ, por Anna Carolina Vavassori, estagiária sob supervisão / Edição: Jeferson Luis dos Santos

Deixe um comentário