Na manhã desta terça-feira (21) vereadores e técnicos da Comissão de Urbanismo, Obras, Serviços Públicos e Meio Ambiente visitaram a sede do Grupamento de Radiopatrulhamento Aéreo – GRAER, da Polícia Militar, no bairro Santo Antônio. O Heliponto do Grupamento recebeu notificação da Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC e passará por adequações para continuar operando.
Segundo informações repassadas pelo Tenente-Coronel Alessando Machado, da Polícia Militar, adequações no interior do pátio do grupamento já estão em andamento, mas ainda existe a necessidade de alterações na rampa de pouso e decolagem para que o Heliponto esteja adequado à legislação. Machado explicou que o Heliponto também precisa de um espaço aéreo, na forma de um cone fictício, livre de construções de grande porte nas proximidades da rua Dona Francisca
O GRAER irá repassar os documentos das notificações recebidas da ANAC e cópia dos mapas disponíveis para que vereadores e técnicos possam debater as soluções para o local.
Estiveram presentes na reunião os vereadores Jaime Evaristo (PSC), Fábio Dalonso (PSD) e Wilson Paraíba (PSB).
O GRAER possui hoje duas bases de patrulhamento aéreo em Santa Catarina, uma em Florianópolis e outra em Joinville. O helicóptero da Polícia Militar, o Águia, auxilia nos casos de acidentes devido à rapidez no atendimento e no deslocamento das vítimas.
Texto: Jornalismo CVJ, por Jeferson Luis dos Santos / Fotografia: Nilson Bastian.