Na manhã desta terça-feira (4) a Comissão de Urbanismo, Obras, Serviços Públicos e Meio Ambiente seguiu visitando os terminais de ônibus de Joinville. A estrutura dos terminais e as condições dos banheiros dos terminais Centro e Norte foram avaliados para a elaboração de documentos pedindo melhorias.
A série de visitas aos terminais foi iniciada na semana passada nos bairros Vila Nova e Pirabeiraba. Esta semana foi a vez dos terminais Centro e Norte. Nos locais os vereadores encontraram problemas com a qualidade da limpeza nos banheiros e com a estrutura física dos terminais. Em conversa com usuários do transporte, o valor da passagem e ônibus lotados foram alguns problemas relatados.
João Silva, morador do bairro Anita Garibaldi e usuário diário do terminal central, reclamou do valor da passagem de ônibus, a qual ele classificou como a “mais cara do Brasil”. Além do valor da passagem, Luis Carlos de Oliveira, morador do bairro Fátima, assinalou a sujeira dos banheiros como outro problema para quem utiliza o terminal central.
Presidente da Comissão de Urbanismo, Jaime Evaristo (PSC) destacou que um terminal urbano é como uma “mini rodoviária” que precisa de todos os equipamentos para dar melhor atendimento.
Com relação aos banheiros dos terminais Evaristo avaliou que a situação é “insuportável”. “Se é competência do Executivo nós vamos cobrar, se é competência das empresas de ônibus também vamos cobrar”, acrescentou.
Texto: Jornalismo CVJ, por Jeferson Luis dos Santos / Foto: Nilson Bastian