A reunião da Comissão de Saúde realizada na tarde desta terça-feira (11) recebeu representantes da Associação de Pessoas com Doenças Inflamatórias Intestinais (DII) de Santa Catarina. Criada em 2016, a associação quer informar pacientes e familiares sobre os direitos das pessoas com DII perante órgãos públicos de saúde.

Além de divulgar o trabalho realizado há pouco mais de um ano na busca pela garantia dos direitos das pessoas com Doenças Inflamatórias Intestinais, representantes da Associação de Pessoas com Doenças Inflamatórias Intestinais (DII) de Santa Catarina pediram cooperação dos vereadores da Comissão de Saúde.

Segundo a representantes da associação, Zenaide Wessler, a associação tem o objetivo de incluir a Doença Inflamatória Intestinal no rol de doenças crônicas, o que beneficiaria o tratamento de pacientes. A isenção de impostos, como IPVA e Imposto de Renda é um dos benefícios oferecidos. Zenaide também informou que, em Joinville, a Farmácia Escola está realizando o cadastro de pessoas portadoras com DII.

As doenças crônicas, segundo a Portaria nº 483, de 1º de abril de 2014, do Ministério da Saúde, são aquelas que apresentam início gradual, com duração longa ou incerta, que, em geral, apresentam múltiplas causas e cujo tratamento envolva mudanças de estilo de vida, em um processo de cuidado contínuo que, usualmente, não leva à cura.

A Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa estão entre as doenças inflamatórias intestinais mais conhecidas. Segundo Zenaide Wessler, no Brasil há aproximadamente 79 mil pessoas com a Doença de Crohn e mais de 100 mil pessoas com Retocolite.

Texto: Jornalismo CVJ, por Jeferson Luis dos Santos / Foto: Sabrina Seibel

Deixe um comentário