Na sessão desta quarta-feira (6), a Tribuna Livre da Câmara foi ocupada pelo Conselho Estadual de Combate à Pirataria (Cecop) e pela Associação Civil Afro Sul. O Cecop refletiu sobre os problemas acarretados pelo contrabando, falsificação e o comércio ilícito. A preocupação com os jovens foi o tema abordado pela Afro Sul.
As consequências econômicas e sociais causadas pela pirataria em Santa Catarina foram levadas à tribuna pelo Presidente da Cecop, Jair Schimitt. Segundo ele, o contrabando, a falsificação e comércio ilícito geram desemprego e diminuem a arrecadação de impostos através de uma “concorrência desleal”.
Farinha pouca, meu irmão primeiro
O projeto “Farinha pouca, meu irmão primeiro” foi apresentado na Tribuna Livre pelo representante da Afro Sul, Israel Pienegonda. Ele explicou que o projeto tem por objetivo realizar eventos para aproximar as famílias que mais precisam de auxílio.
Pienegonda criticou o imediatismo atual lembrando que “o futuro se faz hoje”. “Se há um tempo as pessoas tivessem se preocupado a resolver os problemas, hoje teríamos menos problemas”, concluiu.
Tribuna Livre
Tribuna Livre é um espaço de 20 minutos no começo das sessões ordinárias das quartas-feiras, que é aberto a entidades legalmente constituídas. A cada sessão, até duas entidades podem se apresentar pelo tempo de 10 minutos cada uma.
Quer falar de sua causa na Tribuna Livre? Veja como proceder.
Texto: Jornalismo CVJ, por Jeferson Luis dos Santos / Foto: Sabrina Seibel