Na noite desta quarta-feira (25) uma sessão especial no Plenário da Câmara de Vereadores prestou homenagens aos 500 anos da Reforma Luterana, à participação do 62° BI na missão de paz da Organização das Nações Unidas em Angola, aos 30 anos da Vanessa Modas e ao trabalho de Osnilda Bachtold na proteção aos animais.
Confira mais informações sobre os homenageados desta noite:
Reforma Luterana
A Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil está comemorando em 2017 os 500 anos da Reforma Luterana. A história da Igreja Luterana começou em 1517 na Alemanha, através do ex-monge Martinho Lutero.
A primeira Congregação Luterana fundada oficialmente no Brasil foi estabelecida em maio de 1824, em Nova Friburgo (RJ). Atualmente, no país, são 485 paróquias e mais de 1.800 comunidades com mais de 700 mil membros.
A homenagem foi proposta pelo vereador Lioilson Corrêa (PSC).
62° Batalhão de Infantaria em Angola
A missão de paz da Organização das Nações Unidas em Angola foi estabelecida para ajudar o governo do país a restabelecer a paz e a reconciliação nacional. O 62° Batalhão de Infantaria formou o 3º contingente desta missão de paz da ONU.
De agosto de 1996 a fevereiro de 1997 mais de 350 militares do “nosso batalhão” participaram, em solo africano, das missões envolvendo recolhimento de armas usadas na guerra civil, escolta de comboios e missões subsidiárias em ações educativas e em campanhas de vacinação. As ações ajudaram Angola a se reerguer após longo conflito armado.
A homenagem foi proposta pelo vereador Fabio Dalonso (PSD).
Vanessa Modas
Desde o final da década de 1980 o comércio de Joinville dispõe dos produtos da rede de lojas Vanessa Modas. Atualmente são cinco unidades instaladas na cidade, vendendo roupas, calçados, acessórios femininos, masculinos e infantis, além do setor de enxoval e artigos para festa.
O projeto foi idealizado pelo casal Tereza Teixeira Teza e Juenil Theodózio Teza.
A homenagem foi proposta pelo vereador Rodrigo Coelho (PSB).
Osnilda Bachtold
O trabalho e a preocupação de Osnilda Bachtold com animais abandonados surgiu em 1990, quando ela começou a levar cães e gatos abandonados ao veterinário.
Em 2001, Osnilda fez parte do grupo que criou a Ong Abrigo Animal. A sede da ong foi construída no ano seguinte em um terreno emprestado que acabou sendo adquirido mais tarde. O Abrigo Animal possui canil e gatil com capacidade para atender 350 animais.
A homenagem foi proposta pela vereadora Tânia Larson (SD).
As sessões especiais ocorrem nas últimas quartas do mês. Os vereadores indicam os homenageados via projeto de lei.
Texto: Jornalismo CVJ, por Jeferson Luis dos Santos / Arte: Paula Haas