Os vereadores Natanael Jordão (PSDB) e Richard Harrison (PMDB), membros da Comissão de Proteção Civil e Segurança Pública da Câmara de Vereadores de Joinville, estiveram nesta quinta-feira (9), em Curitiba (PR). Na capital paranaense, os parlamentares se reuniram com representantes da Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná e conheceram o funcionamento de um totem inteligente, utilizado em diferentes estados, para auxiliar na segurança pública.

O totem, ou posto eletrônico de polícia, tem câmeras que funcionam em 360°, equipado com giroflex, sirene e um sistema de som com capacidade de armazenar diferentes mensagens gravadas previamente e, ainda permite o cidadão entrar em contato diretamente com o 190 da Polícia Militar, além fazer reconhecimento facial e de placas de carro.

“Toda tecnologia que contribua com a comunidade deve ser estudada. Se temos problemas de ordem econômica, a tecnologia vem para somar, estatisticamente é comprovada sua viabilidade”, afirma o presidente da Comissão de Proteção Civil e Segurança Pública, Richard Harrison. Segundo informado pela Polícia Militar do Paraná, em determinados pontos onde o sistema está em funcionamento, reduziu-se em 90% o número de ocorrências de crimes.

Uma visita do secretário de Estado da Segurança Pública do Paraná, Wagner Mesquita de Oliveira, deverá ser confirmada nos próximos dias para apresentar, em Joinville, estatísticas da criminalidade desde que a tecnologia passou a operar. Cidades do Paraná, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo já utilizam o totem.

Texto: Jornalismo CVJ, por Jeferson Luis dos Santos com informações de Mélani Schmidt  

Deixe um comentário