A Câmara de Vereadores de Joinville realizou nesta segunda-feira (11) uma prestação de contas do primeiro ano da 18ª legislatura. O presidente Fernando Krelling (PMDB) falou a um grupo de empresários da Ajorpeme (Associação de Joinville e Região da Pequena, Micro e Média Empresa). Estivaram também na reuniões os vereadores Richard Harrison (PMDB) e Rodrigo Coelho (PSB).
Em destaque estiveram o trabalho legislativo dos parlamentares, principalmente o número de projetos de lei – este ano foram protocoladas mais de 550 propostas -, e a quantidade de audiências públicas – mais de 40.
Entre os assuntos debatidos nas sessões ordinárias, reuniões de comissões e audiências públicas estão segurança pública, LOT (Lei de Ordenamento Territorial), saúde, educação, inclusão social e desenvolvimento econômico. Krelling destacou os trabalhos dos vereadores nessas reuniões e como o debate pode influenciar e auxiliar o cidadão.
Também foram discutidos os resultados da Escola do Legislativo, com destaque para o vereador mirim Caio Vinícius Simas, que teve um projeto aprovado em Brasília.
O destaque da prestação de contas foi a economia da Câmara. “Este ano trabalhamos muito a economicidade, uma ação conjunta de todos os vereadores e servidores. Todo o nosso esforço resultou na devolução de R$ 10 milhões à Prefeitura”, disse Krelling.
Os empresários questionaram alguns dados da prestação de contas, principalmente no que se refere a valores, e pediram apoio dos vereadores para encaminhamentos da Ajorpeme, principalmente esforço junto ao Executivo para desburocratizar a abertura de empresas. A reunião foi dirigida pelo presidente da entidade, Célio Valcanaia.
Texto: Jornalismo CVJ / Foto: Mauro Schlieck