Em virtude do Carnaval apenas na quarta-feira os vereadores se reuniram nas comissões e na sessão ordinária. A Comissão de Finanças aprovou projeto de combate ao alcoolismo infantil. Na sessão, a tribuna livre recebeu representantes da Associação Beneficente dos Inativos e Pensionistas de Joinville – Abip e da Cruz Vermelha de Joinville.

Sessão Ordinária

O Projeto de Lei Ordinária 29/2017 retornará à tramitação na Câmara de Vereadores. O parecer contrário quanto a legalidade da Comissão de Legislação foi derrubado na Sessão Ordinária desta quarta-feira (14). Todos os vereadores presentes votaram pela derrubada do parecer.

O texto, de autoria de Rodrigo Fachini (PMDB), pretende criar o Núcleo de Apoio Pedagógico e instituir a Política de Educação Inclusiva para alunos com distúrbios, transtornos e ou dificuldades na aprendizagem e também educação inclusiva para alunos identificados com altas habilidades ou superdotados.

Agora o projeto segue para avaliação em comissão de mérito.

Comissões

Cidadania

Na reunião desta semana a Comissão de Cidadania definiu os relatores de dois projetos de leis ordinárias. Um deles pretende instituir o Dia Municipal de Conscientização da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e o Dia Municipal do Tradutor/Intérprete da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Outro texto pretende instituir o Dia da Descoberta Familiar no Município de Joinville. Os dois textos ainda terão pareceres votados na comissão.

Finanças

A Comissão de Finanças aprovou o Projeto de Lei Ordinária 301/2017, de autoria do vereador Natanael Jordão, que institui a Semana de Combate ao Alcoolismo Infanto-juvenil. O projeto foi aprovado com emendas para sanar vício de origem.

Tribuna Livre

Abip

A Associação Beneficente dos Inativos e Pensionistas de Joinville – Abip, foi uma das entidades que usou a Tribuna Livre da Câmara nesta semana. O não cumprimento do Estatuto no Idoso por parte das empresas de transporte coletivo em Joinville foi o assunto tratado pelo Diretor Social da associação, Ari da Cunha.

Na tribuna, Cunha declarou que as empresas de transporte coletivo da cidade exigem que, para usufruir da gratuidade do transporte, os idosos façam um cadastro na Passebus. Segundo Cunha, está medida contraria a legislação federal do Estatuto do Idoso.

Cruz Vermelha de Joinville

O trabalho realizado pela Cruz Vermelha foi o destaque do Presidente da Cruz Vermelha Joinville Jorge Luiz Assunção. Ele abordou o histórico da entidade e enfatizou os cursos de primeiros socorros realizados pela entidade. Assunção colocou a entidade à disposição para parcerias e treinamentos com órgãos públicos. De acordo com as informações repassadas por Assunção, 14 milhões de pessoas são treinadas anualmente pela Cruz Vermelha.

Assunção também informou que a Cruz Vermelha disponibiliza um aplicativo para celulares que serve como guia de procedimentos para casos de acidentes.

Agora o projeto segue para avaliação em comissão de mérito.

Escola do Legislativo

O programa Legislativo vai à Escola da Câmara de Vereadores fez, nesta quinta-feira (15), a primeira visita das atividades de 2018. Três turmas do 8º ano da Escola Municipal Prefeito Nilson Wilson Bender, no Paranaguamirim, participaram de uma dinâmica, que tem como objetivo ensinar aos estudantes as funções dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Texto: Jornalismo CVJ, por Jeferson Luis dos Santos

Deixe um comentário