Foto de Mauro Arthur Schlieck

A Câmara de Vereadores premiou na sexta-feira (9) os 15 alunos finalistas da quinta edição do Prêmio Jovem Autor 2019, em sessão solene. Todos os finalistas receberam a medalha de mérito “Professora Herondina Vieira” e prêmios como tablets, smartphones, notebooks e TVs.

O Jovem Autor é um concurso de redação e desenho que estimula jovens estudantes do ensino fundamental e médio a desenvolverem hábitos de leitura, escrita, criação artística e pensamento crítico para a construção de uma sociedade melhor. O concurso tem cinco categorias, de acordo com a idade dos participantes: desenho, carta, poema, crônica e artigo de opinião.

“Conservação da Mata Atlântica e as Mudanças Climáticas em Joinville” foi o tema da edição deste ano. Para a elaboração dos trabalhos, alunos matriculados no ensino fundamental e ensino médio tiveram a oportunidade de debater o tema nas escolas públicas e particulares de Joinville.

A edição 2019 do Prêmio Jovem Autor recebeu a participação de 78 escolas do município, contabilizando um total de 17,6 mil estudantes.

Confira a colocação dos alunos finalistas:

Desenho

  • 1º lugar – Andrielly Dayane da Rosa – E. M. Professora Zulma do Rosário Miranda
  • 2º lugar – Mel Louise Albano – E. M. Professora Virgínia Soares
  • 3º lugar – Mateus de Oliveira Teodoro – E. M. Fritz Benkendorf

Carta

  • 1º lugar – Livia Baumer – E. M. Governador Heriberto Hulse
  • 2º lugar – Lara dos Santos – E. M. Enfermeira Hilda Anna Krisch
  • 3º lugar – Clara Isadora Duarte Duffeck – E. M. Paul Harris

Poema

  • 1º lugar – Laura Martins Wagner – E. M. Pastor Hans Muller
  • 2º lugar – Beatriz Cercal Cachoeira – E. M. Professora Virgínia Soares
  • 3º lugar – Camille Venerusso – E. M. Prefeito Max Colin

Crônica

  • 1º lugar – Letícia Costa – E. M. Professora Zulma do Rosário Miranda
  • 2º lugar – Julia du Bois Araújo Silva – Colégio Bonja
  • 3º lugar – Ana Paula de Araújo Dorner – E. M. Professor Avelino Marcante

Artigo

  • 1º lugar – Mariana Thomaselli Teichert – E. E. B. João Colin
  • 2º lugar – Beatriz Holz Wesolowski – Sociedade Educacional Santo Antônio
  • 3º lugar – Letícia Carvalho – E. E. B. Olavo Bilac

Parintintins

Antes da premiação propriamente dita, um momento especial foi o espetáculo de dança da Escola Municipal Pedro Ivo Campos. O grupo reapresentou a coreografia Parintins é Festa de Boi Bumbá, vencedora da categoria Danças Populares Brasileiras – Conjunto Júnior, do Festival de Dança de Joinville.

A coreografia, ligada à cultura do Amazônia, mantém relação com a conservação do meio ambiente e à proteção dos povos indígenas da região. A apresentação, feita no Átrio da Câmara quebrou a rotina da Casa, e encheu corredores e escadarias.

Discursos

Idealizador do prêmio Jovem Autor, o vereador Rodrigo Fachini (MDB) recordou a caminhada de criação do concurso de redação e disse que o grande objetivo do prêmio é o desenvolvimento das habilidades de reflexão e escrita, para a participação ativa na cidadania.

Presidente da Escola do Legislativo, o vereador James Schroeder (PDT), que é engenheiro agrônomo, destacou a importância do pensamento crítico para a cidadania e anotou inclusive uma novidade da categoria carta: elas foram enviadas aos representantes do poder público.

O presidente da Câmara, o vereador Claudio Aragão (MDB) destacou a importância de diretores, pais e familiares dos vencedores, bem como dos servidores da Escola do Legislativo na organização do evento. Aragão ainda puxou vivas à educação de Joinville.

Além deles, também estiveram presentes o idealizador do prêmio, o vereador Rodrigo Fachini (MDB), e os vereadores Ninfo König (PSB) e Roque Mattei (MDB).

Também acompanharam a premiação os deputados estaduais Ivan Naatz (PV), que é presidente da Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, e Sargento Lima (PSL).

Naatz parabenizou o evento e observou a importância fundamental do estímulo ao pensamento crítico, destacando trechos dos trabalhos vencedores. Lima, por sua vez, destacou o papel dos professores em estimular os alunos na produção dos textos.

A secretária municipal de educação, Sônia Fachini representou o Poder Executivo municipal. Filho de Herondina, que dá nome à medalha de premiação, o médico nefrologista José Aloísio Vieira também assistiu à premiação.

A atual Mesa Diretora da Câmara Mirim também acompanhou a entrega do prêmio. Gabriel Nascimento (presidente), Luana Moser (vice-presidente), Luiz Vinicio Zanca (1º secretário) e Luiza Becker Schotten (2º secretário).

Ao reproduzir nossas informações, pedimos a gentileza de citar como fonte “Divisão de Jornalismo CVJ”. Acompanhe nossas notícias aqui no site e em facebook.com/cvjtv.


Se você quer fazer uma correção, sugestão ou crítica, envie um e-mail para jornalismo@cvj.sc.gov.br ou uma mensagem no WhatsApp (47) 98873-7517.

Deixe um comentário