Inicialmente os municípios que participariam desse projeto são Joinville e Araquari. Mas, conforme o crescimento urbano da região, poderia ser estendido para São Francisco do Sul, Balneário Barra do Sul, Garuva, Itapoá e Campo Alegre. O assunto já foi debatido na CVJ nos anos de 2017 e 2018, mas não evoluiu, inclusive com uma grande reunião pública, que contou, inclusive, com a participação do superintendente à época da Região Metropolitana de Florianópolis, a única já implantada em Santa Catarina.

Região Metropolitana é uma área formada por vários municípios com aglomeração urbana interligada entre si, também chamada de conurbação. As regiões metropolitanas são estabelecidas por lei. Sua implementação ocorre em razão da necessidade de uma maior complementaridade entre as estruturas que formam essas cidades.

Em outras palavras, as cidades de uma região metropolitana compartilham sistemas de transporte, comunicação, pavimentação e outros que estejam interligados entre os diferentes limites municipais. A proposta é que a Região Metropolitana de Joinville seja composta inicialmente por Joinville e Araquari, justamente por serem as duas cidades em que estas características já estão bem visíveis.


Texto
Isabela Peixer, estagiária de jornalismo sob supervisão de Felipe Faria
Fotos
Mauro Artur Schlieck
Edição
Felipe Faria


Se você quer fazer uma correção, sugestão ou crítica, envie um e-mail para felipe.faria@cvj.sc.gov.br.

Deixe um comentário