A comissão especial que avalia a segurança nas unidades escolares de Joinville iniciou nesta terça-feira (9) mais uma rodada de vistoria nos centros de educação infantil (CEI) da rede municipal. Os vereadores estiveram em cinco unidades do bairro Paranaguamirim e numa do Jarivatuba. As visitas terão sequência na quinta e na sexta, com mais CEI dos bairros Glória, Costa e Silva, Bom Retiro, Adhemar Garcia e Fátima.

Nesta manhã, as inspeções ocorreram nos CEI Monteiro Lobato, Alegria de Viver, Pão de Mel, Marilene dos Passos Santos, Abson da Silveira e Iraci Schmidlin. A comissão é composta pelos vereadores Brandel Junior (Podemos, presidente), Neto Petters (Novo, secretário), Wilian Tonezi (Patriota, relator), Tânia Larson (União Brasil, membro) e Adilson Girardi (MDB, membro).

CEI Monteiro Lobato

Brandel Junior disse que os CEI de hoje apresentam, basicamente, as mesmas “falhas” de segurança dos 15 outros já inspecionados na semana passada: muros baixos, ausência de gradil, pontos cegos no monitoramento das câmeras de vigilância, monitores pequenos para visualização das imagens geradas pelas câmeras, ausência de um protocolo formal de evacuação em casos de emergência. Desta vez, contudo, todos os botões de pânico funcionaram bem nas seis unidades, confirmou Brandel Junior.

A comissão especial deverá passar pelos CEI Peter Pan, Pequena Sereia, Branca de Neve, Girassol, Prof. Débora Cristina Neves da Silva Ruis Paloma e Adolfo Artmann na manhã desta quinta-feira (11). Depois, na sexta-feira (12), será a vez dos CEI Adhemar Garcia, Meu Pequeno Mundo, Espaço da Criança, Fátima e Miosótis. O colegiado ainda tem cerca de 45 dias úteis para concluir os trabalhos com a apresentação de um relatório, que deve apontar as deficiências e sugestões de melhorias.