As homenagens de novembro de 2022 na CVJ

0
601
Sessão Especial Homenagens 301122_159

Na noite de quarta-feira (1), a Câmara de Vereadores realizou uma sessão especial para homenagear o Coral da Igreja da Paz, a Associação Diocesana de Promoção Social (Adipros), a Federação Unimed de Santa Catarina e o empresário Orlando Bogo.

Um dos homenageados, o Coral da Igreja da Paz, completou 130 anos de atividade neste ano. O coral foi fundado em 1892 por Pauline Parucker, e contava somente com vozes femininas. Desde a criação, o Coral da Paz se apresenta em diversos eventos importantes da comunidade, atendendo também a Sociedade Cultural Política e Administrativa dos municípios. A principal missão do grupo é pregar o evangelho e proclamar a palavra de Deus.

Outra homenageada foi a Associação Diocesana de Promoção Social (Adipros), que completou 55 anos em setembro. A entidade, antigo Movimento Diocesano de Promoção Social, presta serviços gratuitos de natureza social, atendendo às políticas públicas de assistência social, saúde, educação, segurança alimentar, geração de trabalho e renda.

Também está presente na cultura, turismo, esporte, lazer, combate ao uso de substâncias psicoativas e a divulgação de direitos sociais. A Adipros é considerada Utilidade Pública nas esferas municipal, estadual e federal.

Lucas Souza (PDT), parabenizou os vereadores da casa por enaltecer entidades que representam o “DNA joinvilense”. O vereador comentou sobre os feitos da Adipros, como os atendimentos no Centro Dia do Idoso, referência no município. “A Diocese de Joinville, através da Adipros, está inserida em todos os bairros, em todas as comunidades, em todas as paróquias”, salientou. “É por isso que nosso mandato, com muita humildade, reconhece essa história.”

A Fundação Unimed de Santa Catarina, que completou 40 anos este ano, foi outra entidade homenageada na noite de quarta-feira. A federação é considerada uma das protagonistas em avanços e soluções de programas que promovem assistência à saúde, desde a prevenção até o diagnóstico e tratamento.

A Unimed coleciona prêmios, como a nova edição do Top of Mind, que considera a rede como o maior plano de saúde do estado. No que se refere à atenção integral, a Unimed é reconhecida como serviço de excelência pela Pesquisa de Satisfação com beneficiários de 2021, alcançando 96% de menções positivas nas ações de atenção à saúde, e 92,7% de satisfação geral nos planos de saúde.

O vereador e colaborador da Federação, Cassiano Ucker (Cidadania), disse que a federação funciona como uma instituição que abriga as outras Unimed, como se fosse o governo do estado cuidando dos municípios, segundo ele. “Isso permite que a qualidade do sistema Unimed chegue a todos os locais do nosso estado”, comentou. “Permite que os associados de cidades menores também tenham acesso a uma medicina de ponta.”

O último homenageado da noite foi o empresário Orlando Bogo. Orlando nasceu em Blumenau e se mudou para Joinville com 8 anos. Começou a trabalhar com 14 anos, na Gidion, passando por diversas funções como engraxate, cobrador de ônibus, motorista de ônibus até a administração da empresa.

Entre 1984 e 1994, gerenciou a transformadores Mega, indústria ligada à distribuição de energia em Blumenau, onde aprendeu sobre a indústria e gestão de negócios. Ainda em 94, fundou a empresa Bogo Comércio de Meias, com um alto empreendimento no ramo têxtil focado na produção de meias. Atualmente, a empresa está com 28 anos e conta com 150 colaboradores, com uma grande variedade de modelos de meias.

O vereador Diego Machado (PSDB) exaltou a importância da classe empresarial em Joinville. “Hoje nós somos a maior potência do estado no que diz respeito à indústria, muito disso graças a empreendedores e empresários como o sr. Orlando Bogo, nosso homenageado”. Para Diego, a classe por muito tempo não teve o devido reconhecimento na cidade.