A Câmara Mirim teve sua última sessão em 2021 na tarde desta sexta-feira (26). Por conta do auge da pandemia em 2020, os vereadores mirins da 17ª legislatura tiveram seus mandatos prorrogados também para esse ano.

O coral do Colégio Adventista de Joinville fez uma apresentação antes do início da sessão ordinária. Composto pelas turmas do 2º e 3º anos do ensino fundamental, e acompanhado pelos professores, as crianças abriram o evento com as músicas natalinas “Jesus nasceu” e “Jubilosos”.

Durante a sessão, os mirins também prestaram homenagens a pessoas de suas escolhas, consideradas importantes ao longo de suas trajetórias no parlamento juvenil. Confira os nomes:

lista

Nessa legislatura, 19 adolescentes experimentaram as cadeiras do plenário. Para a vereadora mirim Rhaica Cristine Velho de Carvalho, a Câmara Mirim foi importante para sua formação política e pessoal, já que são proporcionados cursos, visitas e palestras relacionadas a iniciação política e cidadania.

Ao todo, a garotada apresentou 279 indicações, 14 moções e cinco projetos de leis. Dos cinco projetos de leis, dois foram encaminhados aos vereadores, um para a bancada feminina (Ana Lucia [PT] e Tânia Larson [PSL]) e outro para a Comissão de Saúde. Três foram enviados a Brasília para o programa “Plenarinho”, da Câmara dos Deputados. Destes, o projeto da vereadora mirim Ana Carolina da Maia, referente a distribuição gratuita de absorventes para mulheres de baixa renda, foi selecionado para ser apadrinhado por um deputado federal.

“Foi uma das melhores experiências que já tive”, disse Ana Carolina. A coordenadora de ensino da Sociedade Educacional Santo Antônio, escola que Ana frequenta, Silvia Silveira, disse que a Câmara Mirim foi importante também para a instituição. “Por conta da Câmara, tivemos várias iniciativas no colégio que envolveram os alunos, como a arrecadação de donativo”, comentou Silvia.

A vereadora mirim Danúbia do Carmo, que foi presidente nessa legislatura, reconheceu a melhoria na sua oratória e disse que aprendeu mais sobre política. “Com certeza participaria de novo”, concluiu a vereadora mirim.

Júlia Alves de Oliveira, que também fez parte dessa legislatura, complementou a fala de Danúbia: “Eu achava que política era chata, principalmente quando as sessões eram online. Hoje eu tenho outra visão sobre isso”.

A presidente da Escola do Legislativo, Tânia Larson, deixou uma mensagem de perserverança no futuro aos vereadores mirins durante a última sessão. Ao Jornalismo CVJ, ela disse que que a 17ª legislatura foi muito produtiva, ouça:

Também participaram do encerramento das atividades da Câmara Mirim os vereadores Maurício Peixer (PL), BRandel Junior (Podemos), Henrique Deckmann (MDB), Ana Lucia Martins e Érico Vinicius (Novo).