Começou na manhã desta quinta-feira (11) e termina amanhã, no plenário da CVJ, o evento Urbano 22, um fórum de planejamento urbano e desenvolvimento econômico e social de Joinville e região. Com apoio da Câmara, da Prefeitura, da Companhia Águas de Joinville, da Univille e de entidades privadas, o evento tem por objetivo discutir o planejamento urbano com impacto no desenvolvimento das empresas, geração de empregos, renda e ampliação da qualidade de vida dos moradores.

Na cerimônia de abertura, o presidente da Câmara, Maurício Peixer, o presidente da Comissão de Urbanismo, Diego Machado, e o relator da revisão do Plano Diretor, Wilian Tonezi, representaram o Legislativo Municipal. O evento também contou com a participação do secretário da Secretaria de Pesquisa e Planejamento Urbano (Sepur), Marcel Virmond Vieira, do diretor técnico da Águas de Joinville, Kamilo Reis Carnasciali dos Santos, e do reitor da Univille, Alexandre Cidral.

Na programação de hoje ainda estão previstos painéis de discussão sobre a revisão do plano diretor, aprovada há poucas semanas na CVJ, planejamento urbano, ações e mobilidade. Para um dos organizadores do Urbano 22, Carlos Brandão, esse “é um encontro importante, pois esclarece o funcionamento da estrutura urbana e como isso impacta diretamente no desenvolvimento econômico e social das pessoas”.

Kamilo Reis dos Santos, da Águas de Joinville, disse que a integração que o fórum possibilita entre pessoas e entidades ligadas ao tema se reflete na melhoria da implementação do novo marco do saneamento, uma vez que a Companhia é uma das maiores investidoras em infraestrutura no município.

O reitor Alexandre Cidral, também considerou ser de extrema importância discutir o planejamento urbano, já que todas as ações que estão sendo realizadas hoje irão refletir no futuro de Joinville e região.

O secretário Marcel Virmond Vieira parabenizou os organizadores e a programação do evento. Ele disse que ficou muito satisfeito com o nível dos debates da manhã e que acredita o Urbano 22 ficará marcardo como um excelente evento pela qualidade das experiências nele apresentadas e debatidas.