Centros de educação infantil (CEI) dos bairros Guanabara e Fátima receberão na próxima terça-feira (2) as primeiras visitas da comissão especial de vereadores que avaliará a segurança nas unidades educacionais joinvilenses. O colegiado definiu a agenda de vistorias no encontro desta quarta-feira (26). Alguns CEI dos bairros Costa e Silva, João Costa e Vila Nova também estão no cronograma da próxima semana.

Além das primeiras visitas, os vereadores aprovaram uma proposta inicial de trabalho, elaborada pelo relator da comissão especial, Wilian Tonezi (Patriota). No documento, Tonezi propõe que as visitas tenham por objetivo a vistoria física das unidades e entrevistas com pais, professores e equipes de segurança.

Para as visitas, a comissão definiu que sejam convidados representantes da Polícia Militar, da Polícia Civil, da Associação de Pais e Professores (APP) da unidade visitada, do Conselho Escolar, da Guarda Municipal, da Secretaria de Educação e do Conselho de Segurança (Conseg) da região da unidade escolar.

Conforme deliberado pelos vereadores, a prioridade da comissão especial será visitar os CEI municipais. Os CEI privados e estaduais devem ser visitados em um segundo momento. As visitas da próxima semana estão programadas para o período da manhã, com início às 8h.

Cronograma da primeira semana

  • Terça-feira (2 de maio) – CEI Luiza Maria Veiga e CEI Botãozinho de Rosa, ambos no Guanabara, e CEI Pedro Ivo Figueiredo de Campos, no Fátima;
  • Quarta-feira (3 de maio) – CEI Alzelir Teresinha Gonçalves Pacheco, CEI Professora Felícia Cardoso Vieira e CEI Sonho de Criança, todos no Costa e Silva;
  • Quinta-feira (4 de maio) – CEI Raio de Sol, CEI Bianca Carolina Pinheiro, CEI Sigelfrid Poffo e CEI Professora Salete Konecki, todos no Vila Nova;
  • Sexta-feira (5 de maio) – (CEI) Estrelinha Brilhante e CEI Antônio Brühmüller, ambos no João Costa, e outro CEI a ser definido.

Relatório

Wilian Tonezi informou que o relatório final da comissão, documento que reunirá os resultados e encaminhamentos dos trabalhos do colegiado, deverá apontar as deficiências de cada unidade escolar, registrar um levantamento histórico de situações já ocorridas nas unidades e sugerir ações da Prefeitura de Joinville e eventuais alterações legislativas.

O vereador Neto Petters (Novo) sugeriu que a comissão também faça a identificação de práticas de segurança adotadas em escolas joinvilenses que podem ser replicadas em outras unidades.

Criada para avaliar a segurança nas escolas de Joinville, a comissão especial é composta pelos vereadores Brandel Junior (Podemos), ocupando o cargo de presidente; Wilian Tonezi, ocupando o cargo de relator; Neto Petters (Novo), secretário; Completam o grupo Adilson Girardi (MDB) e Tânia Larson (União Brasil).