Na noite desta quarta-feira (30), a Câmara de Vereadores de Joinville homenageou os 90 anos da Igreja Assembleia de Deus de Joinville, o Pesque e Pague Chácara São Francisco, em Pirabeiraba, o 25º Grupo Escoteiro Dom Pedro I e o Joinville Vôlei. As homenagens foram propostas, respectivamente, pelos vereadores Adilson Girardi (MDB), Brandel Junior (Podemos), Henrique Deckmann (MDB) e Pastor Ascendino Batista (PSD).

A história dessa Igreja Assembleia de Deus de Joinville está relacionada à história do pastor Manoel Germano Miranda. Logo que chegou à cidade, passou a fazer cultos domiciliares. Organizou as primeiras reuniões na Avenida Cubas e, depois, nas proximidades do bairro Itaum. Em julho de 1933 surgiu a primeira congregação da Assembléia de Deus em Joinville.

Durante quase 20 anos, a população pode desfrutar de um espaço de lazer e descanso denominado Chácara São Francisco. Um lugar construído à base dos sonhos e do trabalho da família de Francisco Stickel. Após anos de comercialização de peixes criados em tanques, em 2003 a família decidiu abrir as portas do pesque e pague para o público desfrutar do local, sobretudo da gastronomia ali ofertada. A homenagem ocorre em razão do encerramento das atividades, em 6 de abril de 2023.

O 25º Grupo Escoteiro Dom Pedro I foi fundado em 25 de agosto de 1983, como uma associação sem fins lucrativos, de caráter educacional, cultural, beneficente e filantrópico, reconhecida de utilidade pública municipal e neste ano completa 40 anos de atividades. O Grupo Escoteiro Dom Pedro I conta hoje com 160 associados e é o único grupo que atende toda a região leste de Joinville.

Idealizado pelo bicampeão olímpico Giovane Gávio, o projeto Joinville Vôlei nasceu em julho de 2022. O time começou a temporada com um objetivo bem específico, buscar a vaga na elite do vôlei nacional, a Superliga A. Em menos de três meses, a equipe chegou à final do campeonato catarinense, contra o time de Blumenau. Em janeiro de 2023, o time iniciava seu maior desafio: conquistar uma das duas vagas em disputa para a Superliga 2023/2024.

Com nove jogos, fechou a sua participação em primeiro lugar e conquistou a vantagem de decidir as fases eliminatórias em casa. Na semifinal, enfrentou a equipe de Araucária, do Paraná, e mostrou sua força com duas vitórias por três a zero. O jogo ocorreu no dia 23 de março e foi disputado no Centreventos Cau Hansen, em Joinville, diante de mais de três mil torcedores apaixonados.

Com o acesso definido, o time retornou à quadra do Centreventos Cau Hansen para disputar a final da Superliga B, contra o Monte Carmelo, de Minas Gerais. E, mais uma vez, venceu por três sets a um e conquistou o inédito título da Superliga B.