Os membros da Comissão de Saúde da Câmara estiveram em Brasília, na terça-feira (19), para se reunir com integrantes do Ministério da Saúde. O principal pedido foi o restabelecimento do fornecimento dos medicamentos quimioterápicos para o setor de Oncologia do Hospital Municipal São José. Participaram da comitiva joinvilense o presidente da comissão, Brandel Junior (Podemos), o secretário da comissão, Claudio Aragão (MDB), e o médico e vereador Cassiano Ucker (União Brasil).

“Fizemos o pedido pela medicação que está em falta que depende do repasse Federal, e quando questionados sobre os fluxos para fornecimento e um prazo para a regularização, disseram que o pedido deveria ser de forma oficial, o que prontamente fizemos, por meio de ofício”, explica Ucker, membro da Comissão de Saúde.

Além disso, o gabinete da senadora Ivete Appel da Silveira também fez um pedido, para reforçar a urgência de uma solução para o problema. “Nós, enquanto fiscalizadores da Comissão, não vamos medir esforços para garantir o atendimento aos pacientes e famílias. É nossa responsabilidade” enfatizou Vereador Brandel Junior.

No dia 13 de março, uma reunião da Comissão de Saúde expôs o drama de pacientes oncológicos que sofrem com a falta de medicamentos essenciais para tratamentos dos mais diversos tipos de câncer, interrompidos, sem previsão de retorno, levando pacientes a desistir de lutar pela vida.

Nesta segunda-feira (18), uma manifestação foi realizada em frente ao hospital, e outro ato está previsto para esta quarta-feira, às 18h30, no mesmo local, para mobilizar a sociedade em prol desta causa.

A paciente Cleusa Schmitz, de 48 anos, uma das mulheres engajadas no movimento, paciente oncológica há 15 anos, diz que “muitas pessoas estão desde dezembro, janeiro, sem receber a medicação, algumas já com metástases, e ainda precisamos lutar para ter nosso direito ao acesso a medicamentos do elenco básico”.

Na reunião da Comissão de Saúde, a Prefeitura admitiu que 10 medicamentos do elenco básico estão em falta, e outros três fora da lista do Remune também.

 

***Texto do gabinete do vereador Cassiano Ucker.