Na tribuna livre especial para o Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama, a CVJ recebeu o cirurgião oncológico do Hospital Municipal São José, Leonardo Augusto Cândido Seyboth, representando a Rede Feminina de Combate ao Câncer. Ele trouxe informações relacionadas ao tratamento, genética e prevenção da doença.

De acordo com o médico, em 2020 foram registrados 18 milhões de novos casos de câncer no mundo e, desse total, 2,1 milhões são de pessoas com câncer de mama, o mais incidente junto com o câncer de pulmão. Alguns dos tratamentos mais comuns são a radioterapia, quimioterapia, além do tratamento de ressecção e reconstrução da mama.

Seyboth reforçou a importância do diagnóstico precoce por meio da mamografia. “São vários fatores, precisamos primeiro ter o aparelho, um local ideal para utilizar e uma campanha de conscientização para a população usar o aparelho”.

A taxa de sobrevida, diz o especialista, para pacientes com o nódulo localizado precocemente é de 99% em 5 anos. Ele comentou que o exame é dolorido, mas o benefício que ele traz às pacientes supera o desconforto momentâneo do exame.