A Central de Abastecimento do Estado de Santa Catarina (Ceasa) em Joinville deverá ter uma gestão administrativa compartilhada entre Prefeitura e governo estadual a partir de março. A divisão de comando deverá durar seis meses e, após esse período, a Ceasa deve assumir a administração completa da unidade joinvilense. A atualização sobre o processo de estadualização foi apresentada na primeira reunião ordinária da Comissão de Economia, nesta segunda-feira (6).

A proposta para a gestão compartilhada está aprovada e aguarda a elaboração de um plano de trabalho, informou o diretor-presidente da Ceasa, Rudinei do Amaral. Segundo ele, a estimativa é que a gestão compartilhada possa começar em 45 ou 50 dias. Rudinei enfatizou que a pauta tem sinalização positiva do governador Jorginho Mello, o que facilita o projeto.

Rudinei do Amaral ainda declarou que, após visitar a unidade de Joinville, não vê a necessidade de um investimento tão alto para retomada das operações. Em 2021, quando os vereadores visitaram o local, apenas cinco dos 16 boxes construídos para a comercialização de produtos agrícolas estavam em funcionamento.

Presidente da Comissão de Economia, Adilson Girardi (MDB) explicou que a estadualização da administração da Ceasa em Joinville vai permitir que o município possa cuidar do agricultor joinvilense.

Diego Machado (PSDB), presidente da CVJ, destacou que há um estudo de viabilidade econômica que mostra que a Ceasa de Joinville tem potencial para ser sustentável economicamente. Ele também salientou que a agricultura familiar de Joinville é forte, com mais de 1.200 famílias no ramo.

Reuniões na capital

Pauta amplamente debatida na Câmara nos últimos dois anos, a estadualização da Ceasa foi defendida por vereadores na semana passada, em reuniões na capital. Primeiro, uma comitiva joinvilense debateu o tema com o secretário de Estado da Agricultura, Valdir Colatto. No encontro, Colatto concordou em dar sequência à pauta para que a estadualização seja feita em um prazo de 180 dias. Nesse encontro, entretanto, não havia previsão do início da gestão compartilhada da Ceasa Joinville.

Em outro encontro na capital, dois dias depois da reunião com Colatto, 17 vereadores se reuniram com o governador Jorginho Mello (PL) para lhe entregar uma série de reivindicações orçamentárias e de infraestrutura. Um dos pedidos foi a transferência da Ceasa de Joinville para o governo estadual. Jorginho sinalizou positivamente para a pauta, confirmando o que já havia sido alinhado na reunião anterior.

Extraordinária

A Comissão de Economia marcou uma reunião extraordinária para esta quarta-feira (8), às 16h. Os vereadores querem reivindicar que a Unidade de Desenvolvimento Rural (UDR), vinculada à Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, possa gerir um contrato para o controle da infestação de borrachudos na zona rural de Joinville.