A Câmara de Vereadores de Joinville já tem a sua Procuradoria Especial da Mulher, inaugurada nesta quinta-feira (24), em sessão solene realizada no plenário da casa. As vereadoras Tânia Larson (PSL) e Ana Lucia Martins (PT) tomaram posse como procuradora e procuradora adjunta, respectivamente.

Tânia explicou que irá trabalhar em vários projetos para a conscientização de homens e mulheres e também em campanhas nas escolas com crianças e adolescentes, além de dar atenção a mulheres idosas vítima de violência doméstica.

“Iremos trabalhar contra o assédio familiar. Não podemos esquecer que muitas mulheres sofrem caladas e o objetivo da Procuradoria Especial da Mulher é trabalhar por todas as mulheres”, disse Tânia.

A primeira procuradora especial adiantou que já está em tramitação projeto para que a Procuradoria Especial da Mulher da CVJ seja batizada com o nome de Lilian Colin Gomes.

Ana Lucia, por sua vez, disse que há desigualdade de gêneros em todos os lugares, do ambiente de trabalho às escolas, que é a união de todas as mulheres fará a diferença na sociedade.

“Este espaço será de escuta, de debate e articulação para que novas políticas públicas sejam efetivadas. Isso passa pelo direito à saúde, à educação e ao trabalho. Nenhuma mulher conseguirá autonomia sem trabalho. As mulheres precisam ter espaço em todos os lugares”, falou Ana.

O presidente da CVJ, Maurício Peixer (PL), enalteceu o trabalho das duas vereadoras que estão à frente desse novo ciclo que se inaugura. Peixer destacou a parceria entre ele e a vereadora Tânia na Mesa Direta, já que ela está vice-presidente da CVJ. O vereador ainda destacou que a CVJ dará todas as garantias para que as vereadoras possam exercer o trabalho com a Procuradoria Especial da Mulher, e assim, dar mais qualidade de vida para as mulheres joinvilenses.

Estavam presentes na sessão solene os vereadores Cassiano Ucker (Cidadania), Diego Machado (PSDB), as vereadoras de Rio Negrinho, Alessandra Cristofolini, Flavia Vicente e Roseli Zipperer do Amaral, a delegada regional da Polícia Civil, Tania Harada, várias entidades da rede de proteção às mulheres de Joinville e mais de 90 mulheres, que vieram prestigiar a instalação da Procuradoria Especial da Mulher.

O órgão tem como objetivo fortalecer a rede de atendimento. Receberá, avaliará e encaminhará investigações de denúncias e ameaças aos interesses e direitos das mulheres.

Lançamento Procuradoria MulherAlém das atividades envolvendo denúncias, caberá à Procuradoria Especial da Mulher o acompanhamento dos programas governamentais e não governamentais de políticas públicas para as mulheres, a colaboração com entidades nacionais e internacionais que atuem na defesa dos interesses e dos direitos da mulher e o trabalho com as comissões da CVJ, quando houver ameaças à violação dos direitos da mulher em diferentes.

Conforme informações repassadas pela procuradora especial da mulher de Santa Catarina, a deputada estadual Ada de Lucca (MDB), em menos de um ano de trabalho, o SC já conta com 57 procuradorias instaladas. Ada explica que a ação acontece em função do elevado número de casos de violência doméstica registrados no estado, que abrangem não só as agressões físicas e psicológicas, mas também as financeiras, quando o homem cerceia o uso dos bens e recursos do casal.