A equipe da Escola do Legislativo esteve na Gerência Regional de Educação (Gered) na tarde de hoje para apresentar projetos e atividades a serem desenvolvidos na rede estadual de ensino de Joinville em 2015. Os projetos da Escola devem funcionar de modo integrado, no sentido de uma “via de mão dupla”, conforme o presidente da Escola do Legislativo, o vereador Levi Rioschi (PPS). Isto é, de modo a aproximar os alunos da Câmara, e a Câmara, por sua vez, se aproximar das escolas.

O projeto “Legislativo Vai à Escola” e o “Prêmio Jovem Autor” serão lançados no dia 12 de março, às 14h, no Plenário da Câmara, e contarão com o apoio da gerente regional de Educação, Dalila Rosa Leal. Amanhã, a equipe da Escola do Legislativo se reúne com o secretário municipal de Educação, Roque Mattei, para conversar sobre a realização dos projetos na rede municipal de ensino.

Legislativo Vai À Escola

O projeto “Legislativo Vai à Escola” foi apresentado pela primeira vez a Dalila. O intuito é o envolvimento da comunidade escolar em atividades para um melhor conhecimento do Poder Legislativo e da função dos vereadores e para melhorar o exercício da cidadania. Dalila aprovou a ideia, destacando que o projeto trará frutos no sentido de formar cidadãos que sabem onde buscar seus direitos.

As aulas do projeto terão entre 50 minutos e uma hora. São voltadas para alunos dos ensinos fundamental e médio e do programa de Educação para Jovens e Adultos (EJA), com métodos diferentes para cada caso. Para os alunos menores de 18 anos, as palestras e aulas terão caráter lúdico, envolvendo música e jogos para despertar a curiosidade dos jovens quanto aos seguintes conceitos: tripartição de poderes, Poder Legislativo, funções do vereador, comissões da Câmara, funcionamento do Plenário, das sessões e das audiências públicas.

Para os adultos, a atividade será uma simulação, em que parte dos alunos atuará como vereador, um como prefeito, um como juiz, e outros como sociedade em geral, de modo a explicar o funcionamento dos poderes, mostrando como os munícipes podem requerer seus direitos.

Dalila, que foi vereadora titular por dois mandatos (2005-2008 e 2009-2012), sugeriu reuniões com a equipe técnica da Gered para organizar um cronograma das atividades a ser repassado aos diretores de escolas. O projeto é de autoria de Rioschi, que assumiu neste ano a presidência da Escola do Legislativo, ao assumir o cargo de 2º secretário na Mesa Diretora. O projeto ainda depende da aprovação de uma resolução, a ser apresentada pelo vereador, para se tornar uma atividade institucional.

Prêmio Jovem Autor

Outro tema tratado na reunião de hoje foi o Prêmio Jovem Autor, criado pela Resolução 14/2013. A proposta, de autoria do vereador Rodrigo Fachini (PMDB), consiste em um concurso para que alunos matriculados nos ensinos fundamental e médio das redes pública e privada do município possam desenvolver a escrita e o desenho. São cinco categorias: desenho, carta, poema, crônica e artigo de opinião.

Os prêmios são notebooks para os primeiros colocados de cada categoria e tablets para os segundos e terceiros colocados. O primeiro colocado da categoria artigo de opinião também ganhará uma viagem a São Paulo para conhecer o Museu da Língua Portuguesa. O lançamento oficial do prêmio ocorre, também, no dia 12 de março, às 14h.

Foto de Nilson Bastian

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui