Fundado em 20 de março de 1972, o Arquivo Histórico de Joinville (AHJ) completou 40 anos na terça-feira. Ontem, na Tribuna Livre da Câmara de Vereadores, a coordenadora do AHJ, Valdete Daufemback Niehues, apresentou aos vereadores a infraestrutura que dispõe o Arquivo e como é realizado o trabalho de preservação e restauro dos materiais.

Valdete destacou que o AHJ é um dos únicos prédios públicos construídos no Brasil com a finalidade de preservar a memória da cidade. A instituição reúne documentos relacionados à história de Joinville e região e seu acervo é constituído de coleção de jornais e revistas especializadas, mapas, fotografias, livros e documentos relacionados à fundação da cidade.

Na oportunidade, Valdete solicitou agilidade dos governantes para que se desenvolvam políticas públicas específicas para lidar com a documentação do município. Ao longo do ano, o Arquivo Histórico irá realizar atividades em comemoração aos 40 anos de fundação da unidade. No mês de setembro o AHJ fará a exposição de documentos que se destacam pela importância e raridade. Em novembro será lançada a terceira edição de sua revista. Localizado na Avenida Hermann August Lepper, 650, centro, o Arquivo é aberto à comunidade. Outras informações em (47) 3422.2154.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui