O projeto para a ampliação do perímetro central de Joinville, conhecido como zona central expandida (ZCE), foi apresentado às entidades empresariais da cidade. O projeto está sendo desenvolvido desde 2007 pelo arquiteto Arno Kumlehn, que integra o Conselho da Cidade. A proposta defende a renovação urbana da área central, a mobilidade estrutural e o desenvolvimento econômico de diversos bairros, tudo em sintonia com o meio ambiente. “São estratégias para aperfeiçoar a mobilidade estrutural de Joinville, dentro da atual lei do macrozoneamento. Temos que pensar a cidade como um todo”, sintetiza Arno.

Nesta tarde, na sala vip da presidência, Odir Nunes recebeu o presidente da Associação Empresarial de Joinville (Acij), Udo Döhler, Elisabet Richter Song, da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), o presidente da Associação dos Comerciantes de Material de Construção (Acomac), Valmir Steil e Gean Marcos Dombroski, representando a Associação de Joinville e Região da Pequena, Micro e Média Empresa (Ajorpeme).

Durante sua apresentação, Arno chamou atenção para o que ele considera o grande gargalo do trânsito na cidade, a ligação da região leste com a zona oeste. Segundo o arquiteto, mudanças viárias na Rua Iririú são fundamentais para o desenvolvimento econômico da região. Também foi chamada a atenção para a ligação entre as Ruas Blumenau com a Castro Alves e a Dona Francisca com a Timbó, para melhorar o fluxo de veículos e desafogar a área central.

Outra ideia exposta na apresentação é o uso de veículo leve sobre trilhos na Avenida Procópio Gomes, facilitando o acesso entre o centro e a zona sul de Joinville. Para Odir Nunes, as mudanças apresentadas vão além da área central, abrangendo também o bairro Bucarein, localizado na zona Sul do município. “Não é um projeto da Câmara. Convidei às entidades para a apresentação para que possam aprofundar a discussão com seus núcleos”, destaca Odir. Arno se colocou à disposição das entidades para detalhar todo o projeto.

Foto: Sabrina Seibel

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui