As 19 famílias que residem em 31 lotes ocupados na Vila Canela, em Pirabeiraba, e que estavam em situação habitacional consideradas irregular deixaram a audiência pública, realizada na Câmara de Vereadores de Joinville, na noite de hoje, aliviados e comemorando o anúncio feito pelo presidente da Comissão de Urbanismo, vereador Lauro Kalfels que solicitou aos técnicos que após o parecer favorável seja pedido a dispensa da pauta e seja colocado na ordem do dia para votação, em plenária, ainda nesta quinta-feira, dia 15. “Asseguro que esta comissão sempre esteve e continuará trabalhando em prol a comunidade e neste sentido vamos agilizar o processo buscando a solução do problema dos moradores da Vila Canela”, argumentou o parlamentar.

Segundo o vereador licenciado James Schroeder, autor do pedido da audiência pública, este problema se arrasta há 20 anos, quando essas 19 famílias adquiriram seus imóveis com apenas uma garantia que era um contrato no papel. Para Schroeder, “a partir do momento que a situação daqueles imóveis for regularizada, os proprietários poderão registrar em cartório, pagar IPTU, ter a contrapartida da obtenção dos serviços públicos e acima de tudo poder dizer dignamente que são proprietários de um imóvel com endereço fixo e conhecido, isso é obrigação do Poder Público”, enfatizou o vereador.

Falando em nome de sua comunidade, o integrante da Associação de Moradores lembrou dos problemas enfrentados quando se mora em lugar em situação irregular e enalteceu a posição dos vereadores em se prontificarem a agilizar o processo para a solução. Participaram da audiência os vereadores Lauro Kalfels, Jucelio Girardi, José Cardozo, Maurício Peixer, Juarez Pereira, Ailton Budal Arins, o Tucano e representantes da Fundema, e o secretário Municipal de Habitação, Alcione Gomes de Oliveira Filho.

Foto: Sabrina Seibel

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui