A Câmara de Vereadores de Joinville vai tratar a partir de hoje da criação da Secretaria da Defesa Civil e Segurança Pública por causa do agravamento das condições climáticas e a concentração demográfica das cidades. Na questão da segurança pública, por ser uma das principais demandas da população brasileira.

A justificativa integra o projeto de lei entregue na tarde desta sexta-feira, ao presidente da Câmara de Vereadores, Odir Nunes pelo prefeito em exercicio de Joinville, advogado Ingo Butzke, que estava acompanhado pelo Diretor da Defesa Civil do municipio, o coronel da reserva, Alvir Schneider. Participaram do encontyro, na sala de reuniões da presidência, os vereadores Manoel Francisco Bento, lider do governo na Câmara, João Rinaldi e James Schroeder, secretário da Câmara.

Na estrutura da nova secretaria, será criado o posto de secretário, uma gerência da unidade de proteção civil e segurança pública e três coordenadorias. Também ficam criadas a partir de 1o. de outubro oito gratificações no valor de R$ 480,62, a ser paga mensalmente aos servidores do quadro permanente com atuação em campo na segurança pública ou defesa civil.

Também em outro projeto de lei entregue pelo prefeito em exercicio Ingo Butzke ao vereador Odir Nunes, fica criado o Fundo Municipal da Proteção Civil de Joinville, o Fumproc, que terá como objetivo captar, administrar e destinart recursos financeiros de modo a garantir a execução de ações preventivas e de assistência emergencial às pessoas e áreas atingidas por desastres naturais.