O momento mais esperado para os novos vereadores que integram a Câmara Mirim de Joinville aconteceu na tarde de hoje: a eleição da nova mesa diretora. Pelo clima de disputa criado entre os novos políticos foi uma demonstração de que, apesar de estarem iniciando uma nova legislatura, mas valorizaram o evento com muita desenvoltura e ao mesmo tempo deram uma demonstração de que já estão assimilando o verdadeiro e salutar jogo político legislativo. Os membros da nova mesa diretora, eleitos em disputada eleição,  ficarão no cargo até o mês de agosto, quando acontecerá a reedição da disputa eleitoral para novo mandato. O interesse pelo resultado surpreendeu tendo a  votação terminada empatada e a decisão foi através dos critérios de desempate que regem o regimento da Câmara Mirim.

Organizadamente e dando uma demonstração de já na pré-adolescência os novos parlamentares possuem espírito de liderança e poder de mobilização foram formadas duas chapas para concorrer a presidência da mesa diretora, com quatro integrantes cada uma. A ausência de um vereador mirim permitiu que 18 vereadores participassem do processo. A eleição foi feita com apenas 18 votantes, ao final do pleito as chapas 1 e 2 estavam com nove votos cada. De acordo com o regimento interno da Câmara Mirim a chapa que tiver o parlamentares presentes. O critério de desempate – de acordo com o Regimento da Câmara Mirim – determina que a chapa integrada pelos vereadores que vieram das escolas com a maior porcentagem de votos válidos será considerada vencedora. Com isso a chapa 2, que tinha como candidato a presidente Vinicius Schulz Nardes, do Colégio Santos Anjos, o vice-presidente Pedro Miguel de Andrade Filho, da Escola Municipal Padre Valente Simioni, a 1ª secretária Geovana Carolina Pandolfo, do Colégio Oficina e o 2º secretário Brendo Felipe Rohricht, da Escola Municipal Prefeito Luiz Gomes, sagrou-se vencedora.

O resultado demonstrou um excelente nível de aprendizado político, apesar do pouco tempo que os novos vereadores estão participando deste processo que é a Câmara Mirim. O presidente do legislativo joinvilense, vereador Odir Nunes prestigiou o evento e enalteceu a iniciativa dos estudantes/vereadores e também da dedicação da coordenação da Câmara Mirim, sob a responsabilidade Sabrina Piva. O primeiro evento externo que integra a agenda dos novos políticos, já com a definição da mesa diretora será um café da manhã que tem como objetivo também a apresentação dos parlamentares juvenis com prefeito Carlito Merss. Será na próxima quarta-feira, dia 21, na prefeitura.

Foto de Sabrina Seibel

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui