Os vereadores mirins da atual legislatura da Câmara de Vereadores de Joinville (CVJ) participaram, hoje de manhã, de um encontro na prefeitura, onde foram apresentados ao prefeito Carlito Merss, o vice Ingo Butzke, e ao secretário de Planejamento e Gestão, Adelir Stolf. Participaram do evento o presidente da CVJ, vereador Odir Nunes, o primeiro secretário da mesa diretora, vereador James Schroeder e o líder do governo na CVJ, vereador Manoel Francisco Bento. Ao final foi servido aos estudantes um coffee break.

Na chegada a prefeitura os políticos mirins conheceram um pouco mais da história de Joinville e sobre os símbolos do brasão da cidade. Na oportunidade prefeito destacou o papel e a importância do poder legislativo para o município e a sua função especifica na organização da cidade. O estudante Vinicius Schulz Nardes, presidente da Câmara Mirim, enalteceu o encontro e a oportunidade de conhecer a prefeitura.

E demonstrando surpreendente desenvoltura para discursar o vice-presidente, Pedro Miguel sugeriu aos colegas para “abraçar a oportunidade de ser vereador para aprender mais sobre o Poder Legislativo, a sua importância na vida dos cidadãos, pois é onde são feitas as leis e solicitou ao prefeito para atender as reivindicações que faremos através da câmara”.

James Schroeder lembrou que “é assim que formaremos os próximos políticos”. E lamentou que o Poder Legislativo é pouco compreendido pela população, “mesmo sendo muito importante por fazer as leis, fiscalizar orçamentos e as contas do município, é ainda onde as demandas da sociedade tornam-se realidade”, argumentou Schroeder.

Manoel Bento alertou os mirins sobre a carência de líderes no mundo e a importância da experiência que terão os estudantes no exercício da função de políticos, “pois é uma excelente oportunidade para o surgimento de futuros líderes. Daí destaca-se a valorização que todos devem dar para o conhecimento que aprenderão para repassar para os outros”, orientou.

Odir Nunes lembrou que o melhor investimento a ser feito, “é na educação das nossas crianças que logo serão o presente o futuro. E para que sejam bons líderes devem estar devidamente preparados por nós. Daí a importância dos nossos vereadores mirins possíveis representantes políticos da nossa cidade”.

Já Sabrina Piva, coordenadora da Câmara Mirim, destacou a visita como mais uma etapa da participação dos jovens na política da cidade, “é como uma semente, que vai trazer as famílias para perto do poder legislativo, fazendo com que elas acompanhem o trabalho feito na Câmara e votem de maneira mais consciente”, disse. Os mirins receberam um quite da campanha de reciclagem do óleo de cozinha, que está sendo divulgada pela prefeitura. A Câmara Mirim volta a se reunir no próximo dia 26, para a primeira reunião ordinária, no plenário da CVJ.

Foto de Sabrina Seibel 
Colaborou Vitor Forcellini   

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui