A eleição para escolher os 38 novos vereadores mirins de Joinville traduziu-se numa festa da democracia em 42 escolas públicas e particulares da cidade desde as primeiras horas do dia. Às 19h24min desta sexta-feira, técnicos do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina chancelaram a lista com os eleitos: 19 assumirão em 2012 e outros 19 cumprirão seus mandatos em 2013.

Foram 17.133 votos, o que representa 87,41% de participação em relação ao total de alunos habilitados, que foi 19.601. Isso faz da eleição da Câmara Mirim um procedimento maior, em número de eleitores, que as eleições reais de 246 dos 293 municípios de Santa Catarina, considerando-se dados de 2008 do TRE/SC.

De acordo com a coordenadora da eleição, Sabrina Piva, o processo de votação ocorreu dentro da normalidade em todas as escolas participantes. O técnico judiciário do TRE/SC, Milton Baís Barboza Júnior, informou que oito urnas tiveram problemas por não estarem programadas para o horário brasileiro de verão. Elas foram substituídas, o que não causou transtornos aos alunos-eleitores.

A Escola Municipal Presidente Castello Branco e o Colégio Bom Jesus/Ielusc, por exemplos, tiveram cinco candidatos na disputa por uma das 38 vagas. Na Escola Presidente Castello Branco, no bairro Boa Vista, 420 estudantes votaram em duas urnas eletrônicas. Segundo a auxiliar de direção Rita de Cássia Rosa, os alunos estavam bastante entusiasmados, principalmente pela oportunidade de eleger um colega. A escola já teve três vereadores mirins. Rita conta que a experiência foi, de novo, positiva tanto para os estudantes quanto para a escola.

Já no Bom Jesus/Ielusc, 756 alunos foram às urnas. A escola nunca elegeu um vereador mirim; por isso, a expectativa foi grande para a eleição deste ano. “A gente espera que esse projeto aproxime os alunos do Poder Legislativo e os conscientizes como cidadãos”, disse o professor Jeison Boegershausen. Para a estudante da 5ª série, Georgia Hacki Gonçalves, de 10 anos, a eleição foi interessante, por “ser um treinamento para o futuro”, em suas palavras. Ela acredita que os eleitos farão bons mandatos por suas escolas e pela cidade.

A posse dos 19 eleitos para a legislatura de 2012 será na última segunda-feira de fevereiro daquele ano.

Colaboraram Vitor Forcellini e Marcos Dias de Oliveira
Fotos de Nilson Bastian e Sabrina Seibel

{loadposition 111118}

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui