No mesmo dia em que foi protocolado, todos os vereadores aprovaram e co-assinaram moção que homenageia o principal artista de Joinville.

A vereadora líder da bancada do PMDB na Câmara, Tânia Eberhardt, sabe reconhecer um grande talento. E justamente por esse motivo não poderia deixar o aniversário de 70 anos do artista plástico Juarez Machado passar em branco.

Dia 16 de março, quando um dos personagens mais ilustres de Joinville trocou de idade, a parlamentar encaminhou moção número 192/2011 homenageando o pintor, escultor, desenhista, mímico, caricaturista, cenógrafo, escritor, fotógrafo, ator e designer. No mesmo dia o documento foi aprovado e co-assinado por todos os vereadores.

Os parabéns irão apenas se somar às inúmeras homenagens que Juarez galgou ao longo da vida. Nascido em Joinville e morando atualmente em Paris, na França, ele ostenta os títulos de cidadão honorário da cidade natal, de 1982, e recebeu em 1990, do então presidente da república, a Ordem do Mérito de Rio Branco.

São dele ainda os prêmios da 5ª Bienal de Arte da Itália, prêmio Cenários em Televisão, o prêmio “Barriga Verde” de Artes Plásticas de Santa Catarina, o prêmio Nakamori (Japão) pelo melhor livro infantil, entre outros.{jcomments on}

Redigiu Priscila Pereira – Jornalista