Após a reunião entre representantes da Fundação IPPUJ e da Comissão Guanabara Pró-Parque da Cidade com o presidente da Câmara de Vereadores de Joinville, vereador Odir Nunes, foi reafirmado o compromisso de que a sede da Associação de Moradores do Bairro Guanabara deverá funcionar no Centro de Convivência que será construído no parque. Isso porque a atual sede da associação, nas imediações da rótula das ruas Graciosa com Santo Agostinho, será demolida para a construção do Parque da Cidade.

A dúvida em relação à garantia do funcionamento da futura sede levou os moradores a solicitar a intermediação do Poder Legislativo junto à Prefeitura, através da Fundação IPPUJ, então responsável pelas obras do local e as negociações com a associação.

Propomos uma gestão compartilhada do Centro de Convivência, disse o integrante da comissão Sinval Luiz Teixeira.

Para Odir Nunes, o poder público constrói o equipamento e, dentro da legalidade, tem que repassar a sua administração aos segmentos representativos e organizados da sociedade ou à iniciativa privada, sob pena de torná-lo inviável.

Assim como já são os Centros Sociais Urbanos (CSU), deverão ser a Arena e o Centreventos Cau Hansen, reforçou o político.

O presidente da Fundação IPPUJ, Luiz Alberto de Souza, reiterou que desde o início do atual governo municipal está se buscando uma solução para este problema e que já praticamente equacionada. Já o secretário municipal de Administração, Márcio Murilo de Cysne, concordou que as gestões devem ser “parcerias entre o poder público e os organismos representativos da sociedade”.

De acordo com Odir, assim que o parque for entregue à população, caberá aos vereadores autorizar e cobrar a utilização do Centro de Convivências pelos moradores do bairro Guanabara.