Os vereadores Patrício Destro, Zilnety Nunes e Maurício Peixer, da Comissão de Defesa da Cidadania, reuniram-se nesta tarde para discutir dois temas: a precariedade dos pontos de ônibus de Joinville e os problemas que os dias de chuva causam aos moradores das ruas Passo Fundo, no bairro Fátima, e Nazareno, no Costa e Silva.

Os dois temas seriam debatidos com o secretário municipal de Infraestrutura, Ariel Pizzolatti, mas ele alegou ter outros compromissos para hoje e designou o gerente de transportes e vias públicas, Marcos Miranda, para falar dos pontos; e o gerente da unidade de pavimentação, João Damasceno, para falar do problema da chuva.

Só que Damasceno também não compareceu, deixando os moradores que vieram à Câmara sem uma explicação e sem uma perspectiva de solução. OS vereadores convocarão alguém da Prefeitura para dar as explicações. Os moradores destas ruas voltarão na reunião do dia 19.

Assim, Miranda pode abordar com mais tempo como está o levantamento que promete determinar o valor necessário para a manutenção dos pontos de ônibus de Joinville. O assunto foi levantado pelo vereador Patrício Destro, presidente da Comissão de Cidadania, e já vem sendo tratado pelos vereadores ao longo das últimas três reuniões da comissão.

Segundo Miranda, 70% do pontos já foram analisados. Além disso, os técnicos da Prefeitura, segundo afirmou, já estariam engajados em deterinar métodos legais para obter alguma vantagem financeira para o município com a exploração publicitária das paradas. O gerente de transportes e vias públicas disse que o projeto arquitetônicos dos novos pontos, caso a política pública nesta área seja modificada, serão projetados pela Fundação IPPUJ. Os atuais modelos, disse Miranda, custam R$ 6 mil, o modelo em alvenaria, e cerca de um terço disso, o modelo metálico.