Um dos maiores símbolos das competições esportivas que marcaram a história da cidade de Joinville está completando 50 anos e recebe uma homenagem, marcada por uma exposição na Galeria de Artes Vereadora Matilde Amin Ghanen, no hall de entrada do prédio da Câmara de Vereadores de Joinville (CVJ), que identifica a atividade: as provas do Circuito do Boa Vista de Ciclismo.

Durante muitos anos a modalidade esportiva era tida como a mais importante prova ciclística de Santa Catarina e atraía os principais atletas de renome nacional para Joinville. Era também o grande fato motivador para a iniciação de jovens e adolescentes no esporte que motivava o sonho de tornar-se um campeão e receber o reconhecimento e os aplausos do grande público no primeiro lugar do pódium.

Banners  com fotos e textos reproduzidos de jornais da época fazem reviver com saudosismo de quem teve a oportunidade de acompanhar as primeiras provas e também durante os anos que se seguiram até os dias atuais. A abertura da exposição, nesta terça-feira, contou com a presença do presidente do Poder Legislativo joinvilense, vereador Odir Nunes, do presidente da Federação Catarinense de Ciclismo (FCC), João Carlos de Andrade e do coordenador do Museu da Bicicleta (Mabi), o jornalista Valter Fernandes Bustos.

O total de 11 bicicletas estão expostas, sendo que três são antigas e os modelos são de passeio ou de “turismo”, como eram chamadas à época (detalhes ver quadro abaixo). As demais oito bicicletas são de competições e chamam a atenção pelo ano de fabricação e os países de origem, além do excelente estado de conservação, com peças e assessórios originais como algumas cujos aros são de madeira – Pau-marfim – (ver quadro).

Também estão à disposição dos interessados as premiações, troféus e medalhas, do início das competições. Peças, assessórios, equipamentos de proteção, livros e utensílios para bicicletas da época também estão na exposição. Para Andrade, que foi um dos competidores durante várias edições do circuito e também campeão de provas, as comemorações desta competição que, marcou a história do ciclismo nacional refletem a valorização da memória do esporte em Joinville que um dia já foi chamado de “Cidade das Bicicletas”.

Odir Nunes enalteceu a iniciativa dos organizadores e lembrou que, graças a este tipo de evento os mais novos, as crianças, os adolescentes podem resgatar parte da história do desporto da cidade acompanhando a exposição. O evento tem o apoio das três entidades: CVJ, FCC e Mabi, e permanecerá aberto ao público até o dia 27 de abril. A entrada é gratuita.

BICICLETAS DE COMPETIÇÃO

Modelo

Ano

Origem

Biancchi

1946

Itália

Metropole

1946

França

Peugeot

1947

França

Martano

1950

Portugal

Peugeot

1951

França

Peugeot

1974

França

Monark

1977

Brasil

Caloi

1979

Brasil

BICICLETAS PASSEIO OU “TURISMO”

Bristol

1948

Inglaterra

Peugeot

1950

França

Prosdócimo

1950

Suécia

Foto de Sabrina Seibel

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui