A Comissão de Saúde, Assistência e Previdência Social da Câmara de Vereadores de Joinville vai prestar apoio ao Conselho de Ética do Hospital Regional (HR) na sindicância que vai esclarecer o atendimento prestado à vítima do botulismo, Benta Janaína Lamego, que foi a óbito em 7 de março deste ano. Todo o debate ocorrido na tarde de hoje entre os convidados pela comissão, representantes da Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES), também da secretaria Municipal e de Araquari, do HR e familiares, gravado pela comunicação do legislativo, será copiado e enviado para o conselho do hospital e também solicitará o resultado das investigações.

A decisão da comissão surgiu após o depoimento de familiares de Benta terem revelado que houve negligência médica no atendimento prestado à ela que chegou a ser internada num quarto da ala psiquiátrica por ter sido considerada “louca” por um dos médicos, entre os oito, que a atendeu no período que permaneceu no hospital entre os dias 4 e 7 de março. O infectologista Luiz Antônio, da SES, disse que há 10 anos não era registrado nenhum caso de botulismo no Estado e que, acabou a morte de Benta tornando-se motivo de uma rápida e grande mobilização em todo o país da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), SES e da empresa Seara para retirar todo o produto (mortadela) do lote contaminado evitando, dessa forma, que pudesse se transformar numa epidemia de botulismo o que poderia apresentar um saldo extremamente trágico.

Com base nos relatos da irmã de Benta, Maristela, o vereador Maurício Peixer reiterou a importância da Comissão de Saúde acompanhar a sindicância do Hospital Regional para, dependendo do resultado, se pronunciar e desta estar colaborando para evitar que outras pessoas sejam atendidas da forma como foi a vítima. Participaram da comissão os vereadores Adilson Mariano, Tânia Eberhardt, Roberto Bisoni.{jcomments on}

Foto: Sabrina Seibel

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui