Realizações de audiências públicas, aprovação de projetos de praças públicas e a implantação de um parque tecnológico envolvendo a Univille, UFSC, PUC e Udesc foram os assuntos que geraram debates na reunião da Comissão de Urbanismo da Câmara de Vereadores de Joinville, na tarde de hoje. Ficou definido que para tratar sobre a mudança de zoneamento das ruas Aquidaban e Paraíba será realizada audiência pública no dia 12 de abril, a partir das 19h30, no átrio do legislativo. Outra audiência pública será dia 19 de abril, no mesmo local e horário da anterior, para discutir o Projeto de Lei Complementar nº 37 de outubro de 2010, de autoria da prefeitura que regulamenta o instrumento de Estudo Prévio de Impacto de Vizinhança (EIV), de acordo com o artigo 82, da Lei Complementar nº 261, de fevereiro de 2008, que institui o Plano Diretor de Desenvolvimento Sustentável do Município de Joinville.

Já a audiência pública proposta pelo vereador Juarez Pereira para discutir os problemas causados pelas cheias, nos bairros Nova Brasília, Morro do Meio e Jativoca, deverá ser definido após a participação dos secretários Estadual de Infraestrutura, Valdir Kobalchini e de Estado de Desenvolvimento Regional, Romualdo França na reunião da Comissão de Finanças, na segunda-feira, dia 21, no plenarinho da Câmara. Na oportunidade os secretários deverão esclarecer qual e como será o apoio do Governo do Estado para equacionar os prejuízos causados pelas cheias naquela região da cidade. Segundo o vereador Jucélio Girardi, Valdir e Romualdo irão falar sobre os R$ 40 milhões destinados às obras de infraestrutura na cidade, além dos R$ 600 mil, da Defesa Civil, que serão destinados a dragagem do rio Águas Vermelhas, no trecho compreendido entre os bairros Vila Nova e Nova Brasília. Girardi disse ainda que já está marcado um encontro com os prefeitos de Guaramirim e Araquari para tratar sobre um plano de contingência para a bacia dos rios Águas Vermelhas, Piraí e Itapocu. “Portanto, já existem medidas sendo estudas para serem executadas para àquela região da cidade. Estamos preocupados e buscando soluções”, afirmou Jucélio.

Sobre a mudança no zoneamento da região da Univille para a implantação do parque tecnológico Inovaparque, da universidade de Joinville, da Udesc, da UFSC e da PUC ficou definido que os representantes das quatro instituições de ensino virão na câmara para explicar com detalhes como será o projeto. De acordo com o vereador Lauro Kalfels as interessadas adquiriram uma área de 68 mil metros quadrados para o projeto e, inclusive, já fizeram contato com o legislativo. A comissão aprovou os Projetos de Leis para a implantação de Três praças públicas, sendo duas de autoria do vereador Lauro e uma do vereador Manoel Francisco Bento.{jcomments on}