Os vereadores da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde visitaram, na manhã de hoje, sete postos de saúde na região do Comasa. Eles averiguaram problemas do Sistema Único de Saúde (SUS), relatados durante as investigações. A CPI investiga a falta de remédios nos postos, os motivos das filas de exames médicos e procedimentos cirúrgicos na rede municipal de saúde pública.

O objetivo da visita foi ver e ouvir de perto a realidade da população que procura atendimento médico.“Eu acho bem tranquilo o atendimento, mas o grande transtorno são os agendamentos, que muitas vezes funcionam por ‘encaixe’”, lamenta a aposentada Dulcineia Elias, de 69 anos.

Já para a secretária Sueli RIbeiro, 51 anos, o problema é a quantidade de médicos. “Acho que poderia ter bem mais profisisonais. A gente chega aqui no posto e, às vezes, nos deparamos somente com um único médico”.

De acordo com o presidente da comissão, vereador João Carlos Gonçalves (PMDB), esta primeira visita às unidades comprovou que, apesar de alguns problemas pontuais, a situação já melhorou. “A gente pode constatar ainda que alguns postos estão sem alguns medicamentos, mas os remédios essenciais já não estão mais em falta. Percebemos também que a maioria da população está satisfeita com o atendimento prestado pelos funcionários dos postos”, destaca.

A falta de médicos, em algumas unidades, também foi outro problema encontrado pela comissão. “Apesar de alguns profissionais estarem ausentes por conta de licenças ou atestados médicos, a situação não é generalizada”, explica Gonçalves.

Para o relator da comissão, vereador Jaime Evaristo (PSC), a visita vai servir para que sugestões e melhorias sejam implantadas na saúde pública. “A gente percebe que o sistema ainda é muito frágil, pois muitas pessoas estão à espera de atendimento e a quantidade de médicos não é suficiente. Nosso relatório irá trazer uma série de sugestões para que possamos melhorar de vez esse quadro”, afirma.

Cinco vereadores integram a CPI da Saúde: João Carlos Gonçalves (PMDB, presidente), Jaime Evaristo (PSC, relator), Maycon Cesar (PPS, secretário), Manoel Bento (PT) e Roberto Bisoni (PSDB).  

A CPI retorna aos postos de saúde amanhã e nos dias 29 e 30 de setembro.

Texto: Vitor Costa, estagiário/ Edição: Carlos Henrique Braga/ Foto: Daniel Tonet

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui