O engenheiro Cassiano Garcia da Silva reuniu-se com o presidente da Câmara de Vereadores de Joinville (CVJ), vereador Odir Nunes para solicitar a disponibilidade do espaço do átrio da casa para os ensaios do Grupo Shyudaiko, grupo cultural de Taiko (tambores japoneses) da Aliança Cultural Brasil-Japão de Joinville. Para o parlamentar, assim como outras entidades representativas e organizadas da sociedade joinvilense reivindicam a utilização dos espaços da CVJ e são atendidas, é legítima a solicitação dos artistas do Shyudaiko.

De acordo com Odir, o “legislativo sente-se honrado em poder participar deste projeto cultural de extrema importância para a maior integração entre os povos através de atividades culturais”. Segundo Cassiano, os ensaios acontecerão sempre aos domingos, quando não há atividades na CVJ.

Em abril de 2009 o projeto para se tornar ponto de cultura, através da difusão de tambores japoneses (taiko) em Santa Catarina, contemplando alunos das escolas públicas, onde monitores dão aulas mensalmente, foi aprovado pelo Ministério da Cultura.

O Taiko é uma arte milenar japonesa, que traz aos tocadores valores como respeito, disciplina e caráter, e tem como objetivo transmitir para o público muitos sentimentos como alegria, vigor e felicidade.

Em 2008, ano do centenário da imigração Japonesa no Brasil, com a iniciativa do governo Japonês, foram doados vários taikos para Santa Catarina e então foi possível iniciar vários grupos de taiko na região. Hoje o Grupo Shyudaiko conta com mais de 30 integrantes, entre iniciantes, intermediários e avançados. Para o presidente da CVJ, é importante o incentivo e a valorização de todos os eventos na área cultural e a participação do Poder Legislativo.

Foto de Sabrina Seibel

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui