A Câmara de Vereadores de Joinville realizou sessão solene nesta segunda-feira para marcar os 100 anos de fundação do Lar Abdon Batista, uma das principais entidades assistencialistas da cidade. A cerimônia foi proposição do vereador James Schroeder. Cerca de 100 pessoas acompanharam a sessão no plenário, a maioria crianças e familiares atendidos pelo lar, e também os parceiros que ajudam a manter a causa.

O presidente e a vice-presidente da Associação de Amigos das Crianças do Lar Abdon Batista, Alceu Doin e Maria Regina Alves, receberam do proponente placas em reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela entidade. Também foram homenageadas José Schatzmann Sobrinho, que foi o primeiro presidente na história do lar, a Irmã Robélia, da Divina Providência, e Lea da Silva JArdim, representando o corpo de voluntários.

O Lar Abdon Batista foi fundado em 1911, com a denominação de Sociedade de Caridade e Asylo de Órfãos e Desvalidos. A partir de 1916, a Congregação Divina Providência assumiu a administração e gerência das ações da Sociedade. Em 1970, ocorreu a transferência dos idosos para o Asilo Bethesda, e a instituição passou a ser denominada de Lar Abdon Batista, atendendo somente crianças e adolescentes. Em 1984, foi criada a Associação de Amigos das Crianças do Lar Abdon Batista, para dinamizar as atividades e responsabilidades deste abrigo. Em janeiro de 2003, as Irmãs da Divina Providência encerraram suas atividades no Lar Abdon Batista, cuja administração e gerenciamento passaram para a Associação.

Confira na galeria de fotos abaixo alguns dos momentos da cerimônia, proposta pelo vereador James Schroeder.

{loadposition 110321}

Com informações do Portal Social.
Fotos de Nilson Bastian.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui