Segundo informações do Diretório Central dos Estudantes da Universidade da Região de Joinville (Univille), no final do ano passado, o conselho de administração da Universidade reajustou as mensalidades em 9,87%, índice acima da inflação. Esta situação não agradou o DCE, que expôs a situação aos vereadores na sessão ordinária de ontem, dia 07.

No uso da Tribuna Livre, o presidente do DCE, Daison Roberto Calzoni, lamentou o fato e alegou que não ouve diálogo da diretoria junto aos estudantes. Daison, que cursa o 2º ano de Ciências Contábeis acredita que essa ação unilateral da Univille acarreta em evasão escolar, levando-se em consideração que muitos acadêmicos ficam desestimulados, pois não conseguem arcar com as despesas e, consequentemente, abandonam os estudos. Para o vereador Jucélio Girardi, muitos estudantes que recebem o auxílio não necessitam, enquanto outros que realmente precisam não têm a oportunidade.

Após a explanação do estudante, os vereadores Patrício Destro, presidente da comissão de Finanças e Dalila Rosa Leal, presidente da comissão de Educação, se mostraram alinhados com os pensamentos do DCE e devem chamar à Univille para explicações nas comissões. O vereador Jucélio Girardi vai requerer a lista completa das bolsas de estudo além de informações sobre os critérios adotados na escolha de quem a receberá. Já o vereador Adilson Mariano voltou a bater na tecla da federalização da Univille. Segundo o parlamentar, a região norte do Estado é carente no quesito instituições federais de ensino universal, que abranjam todas as áreas do conhecimento. O vereador Belini Meurer, que ministra aulas na Univille, afirma que existe um entrave jurídico referente ao corpo docente da Universidade, que hoje é privada, para que seja federal. “Precisamos pensar em alternativas, como a Universidade Comunitária”, sugestiona Belini. Os vereadores devem organizar uma audiência pública para debater a situação da Univille após o diálogo nas comissões técnicas da Casa.

Foto de Sabrina Seibel