O conjunto de regras que determina as funções legislativas da Câmara de Vereadores de Joinville (CVJ),conhecido como Regimento Interno (RI), foi apresentado de forma oficial aos vereadores e a comunidade na primeira sessão ordinária deste ano. Desde 2010, vereadores, assessoria parlamentar e a diretoria jurídica da Casa vêm discutindo mudanças no RI do Legislativo. Até então, a Câmara seguia a edição de 2002 do RI. O presidente do Legislativo, vereador Odir Nunes, entregou para cada vereador uma cópia do novo RI, que são as regras e deveres que todo parlamentar deve seguir durante o mandato. O novo documento está disponível para consulta no site oficial da instituição.

Definida comissão de Ética do Legislativo

Os líderes das bancadas partidárias indicaram os cinco vereadores que irão compor a comissão de Ética do Poder Legislativo. Os cinco integrantes são: vereador Belini Meurer; vereadora Dalila Rosa Leal; vereador Lauro Kalfels; vereador Patrício Destro e vereadora Tânia M. Eberhardt.

Prefeito e vereadores fazem uso da tribuna: elogios e cobranças

No início da sessão, o prefeito Carlito Merss foi convidado pelo vereador Odir Nunes a fazer uso da tribuna. Em seu discurso, Carlito enalteceu a boa relação entre o poder Executivo e Legislativo ao longo de 2011. “Saberemos colocar a razão acima das questões partidárias. Me orgulho da relação saudável que mantivemos com a Câmara”, enaltece Carlito. O vereador Maurício Peixer parabenizou o prefeito pela parceria amistosa desenvolvida pelos poderes Legislativo e Executivo. “Quando são apresentados projetos de interesse da população, sempre chegaremos a um consenso”, destaca o parlamentar. Maurício chamou atenção pelo intenso envolvimento dos parlamentares no projeto de privatização do Complexo Expoville.

O vereador Manoel Bento enalteceu a forma respeitosa com que o prefeito se dirige à Câmara. Salientou que o governo trata todos os vereadores de forma igualitária. “Não devemos partidarizar questões de interesse da população”, defende Bento. A vereadora Dalila Leal parabenizou a prefeitura pelos benefícios concedidos aos conselheiros tutelares da cidade. Dalila cobrou a ampliação dos conselhos tutelares. Atualmente existem dois conselhos ativos e na visão da parlamentar o ideal seria a abertura de outros dois. Já o vereador Juarez Pereira agradeceu as obras de infraestrutura realizadas no bairro Boehmerwaldt e cobrou mais investimentos na zona sul de Joinville.

O vereador João Rinaldi parabenizou o governo pelos investimentos nas áreas de esporte e lazer. Na oportunidade, informou que foi aberto o processo licitatório para a construção do Complexo Esportivo da zona leste de Joinville. O vereador convidou a comunidade para a inauguração da nova área de lazer na Av. Hermann August Lepper. O evento será no sábado dia 04/02. O vereador Roberto Bisoni cobrou do prefeito a execução do P.A 24H do bairro Nova Brasília, além da intensificação da pavimentação asfáltica. O vereador Alodir Alves de Cristo falou em “agenda positiva”. Para o parlamentar, tudo o que for de interesse da população terá o incentivo dos vereadores. Cristo também pediu solução imediata para a reabertura da Casa da Cultura, fechada em 2010 por problemas de infraestrutura. Já o vereador Patrício Destro cobrou mais investimentos em infraestrutura na zona sul da cidade. Patrício solicitou atenção especial para o setor saúde, em especial a falta de médicos na rede pública. Último a discursar, o presidente do Legislativo, vereador Odir Nunes, destacou a ampliação do diálogo entre os vereadores e a Prefeitura. Odir salientou que o legislativo nunca contribuiu tanto com a cidade quanto em 2011, período no qual se direcionou a verba não gasta pelo Legislativo a vários setores da sociedade, como o setor saúde, de infraestrutura, esportivo e entidades sociais, de modo a contribuir com as demandas da sociedade.

Foto: Sabrina Seibel

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui