A Comissão de Economia da Câmara reuniu-se ontem em caráter extraordinário para debater projeto de lei do vereador Roberto Bisoni que propõe a substituição de sacolas plásticas por sacolas reutilizáveis nos comércios joinvilenses. Para discutir o projeto, os vereadores João Rinaldi, presidente da comissão, Maurício Peixer e Zilnety Nunes, membros, e o proponente Roberto Bisoni, receberam representantes dos sindicatos das padarias e dos supermercados de Joinville, e também da Ajorpeme.

A Comissão de Economia da Câmara reuniu-se ontem em caráter extraordinário para debater projeto de lei do vereador Roberto Bisoni que propõe a substituição de sacolas plásticas por sacolas reutilizáveis nos comércios joinvilenses.Para discutir o projeto, os vereadores João Rinaldi, presidente da comissão, Maurício Peixer e Zilnety Nunes, membros, e o proponente Roberto Bisoni, receberam representantes dos sindicatos das padarias e dos supermercados de Joinville, e também da Ajorpeme.

Segundo Bisoni, a proposição está embasada nos prejuízos ambientais provocados pelo plástico. No caso de Joinville, bastante visíveis especialmente nos casos de enxurradas e enchentes, quando bueiros são bloqueados, favorecendo os alagamentos. O parlamentar diz ter consultado padarias e supermercados da cidade para medir o apoio dos comerciantes quanto à proposta.

Roseli Hang, diretora do sindicato das panificadoras, disse que a categoria batalha pela substituição das sacolas plásticas por reutilizáveis desde os últimos sete anos. Já há um projeto-piloto praticado por padarias no bairro Iririú, conjugado a iniciativas de responsabilidade social.

Juacir Siqueira de Souza, do sindicato dos supermercados, disse que a intenção é ampliar a conscientização da população quanto à importância da substituição até que o projeto seja aprovado e vire lei. O empresário destacou iniciativas já trabalhadas no setor, como o “sábado sem sacolas”, em que os comerciantes tiram um sábado por mês para incentivar os consumidores durante as compras.

Eulivia Freiss, representante da Ajorpeme, considerou positiva a iniciativa do vereador Bisoni. Ela dirige o instituto de sustentabilidade da entidade e disse que o foco é trabalhar questões como a proposta pelo parlamentar. “Temos que começar com atitudes pequenas: quando houver oferta de sacolas, devemos recusar”.

O vereador João Rinaldi lembrou que ainda são pequenos os investimentos em reciclagem em Joinville. O parlamentar considera uma questão complexa, mas, para ele, que é preciso colocá-la em prática. A Comissão de Economia deliberará o parecer da relatora do projeto, a vereadora Zilnety, na próxima reunião. Depois, estará apto a seguir para votação em plenário.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui