Antiga reivindicação da comunidade acadêmica da maior universidade de Joinville, políticos e interessados, a federalização da Univille, voltou a ser tema de debate na Comissão de Educação da Câmara de Vereadores de Joinville (CVJ), na tarde de hoje. Na verdade este assunto nunca esteve fora da pauta de discussões do legislativo joinvilense e para fortalecer ainda mais argumentações e critérios na defesa deste projeto a reunião contou com a presença do vice-presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Tiago de Carvalho.

De acordo com o líder estudantil, entre os alunos existe o desejo de que a Univille seja incorporada pela Federal de Santa Catarina (UFSC), que já anunciou a construção do seu campus na cidade. Universidade Seria o melhor para todos, para a UFSC que poderia aproveitar a estrutura já existente, para os estudantes teriam seu desejo atendido com possibilidades de ampliação de cursos, reforço na qualidade de ensino e para cidade que ganharia em muitos aspectos por ter uma universidade federal, defendeu Carvalho. Ele disse ainda que, tanto a reitoria da Univille quanto a da UFSC já se posicionaram a favor da incorporação, só que é necessário uma união entre as direções, os estudantes, o poder público e a população para que o objetivo seja alcançado.

Os vereadores se manifestaram a favor do debate, mas afirmam que é preciso insistir na questão, que já foi abandonada outras vezes. O vereador Adilson Mariano irá representar a Comissão na reunião que irá acontecer, no dia 31 de outubro, no auditório da Univille, onde serão dados os primeiros passos para a mobilização em prol da federalização. A vereadora Dalila Leal pediu que as próximas reuniões sejam trazidas para a Câmara, para que todos os vereadores possam participar.

Foto: Sabrina Seibel

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui