Caso a decisão para a federalização da Univille (Universidade da Região de Joinville) dependesse da atual reitoria da Universidade e a direção-geral da UFSC/Joinville, o fato já estaria consumado. Este sentimento ficou mais forte na reunião da Comissão de Educação, que ocorreu nesta tarde no plenarinho da Câmara de Vereadores.

Paulo Ivo Koehntopp, reitor da Univille, fez uma explanação para a comissão e demais convidados, mostrando toda a infraestrutura da Instituição de ensino. Falou dos projetos de pesquisa e extensão. Paulo destacou os serviços que a Universidade presta à comunidade de forma gratuita e queixou-se da dívida de mais de R$ 26 milhões que a Prefeitura tem com a Instituição. “É uma questão de tempo a depreciação da Univille. Teremos que reduzir custos, o que prejudica os alunos bolsistas e novos investimentos”, alertou.

Representando a UFSC, especificamente o CEM (Centro de Engenharia da Mobilidade), que funciona dentro do campus da Univille de forma provisória, falou o diretor-geral Acires Dias. Como Paulo Ivo, Acires fez uma apresentação sobre o CEM e suas conquistas na cidade. O Centro de Engenharia é uma estrutura de ensino, pesquisa e extensão destinada à formação de pessoas de alta competência técnica e gerencial, para planejar, projetar, manter e gerenciar sistemas técnicos, utilizados para movimentar/transportar pessoas, produtos e informações. “Nosso foco é atender as necessidades da região, como faz a Univille. Nossas ideias se complementam”, destaca.

Os vereadores Adilson Mariano, Alodir Cristo e Dalila Rosa Leal, membros da comissão, foram receptivos com as informações e se comprometeram em aprofundar a discussão. Neste sentido, propuseram a elaboração de uma agenda de trabalhos para debater o tema com professores, estudantes e políticos. Outra ação dos vereadores será o envio de um pedido de informação ao Executivo questionando os reais motivos da falta de repasses para a Univille, que somava R$ 4 milhões ao ano. A comissão convidará servidores da Procuradoria Geral do município e a Secretaria da Fazenda para uma conversa junto com a reitoria da Universidade para uma solução final sobre os repasses. O encontro está pré-agendado para o dia 31/03.{jcomments on}

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui